Ácido Ascórbico (Vitamina C): para que serve, melhores alimentos e como usar?

Você sabia que antigamente as pessoas morriam por falta de vitamina C?

A vitamina C é extremamente importante para várias funções do nosso organismo, não é à toa que é tão comercializada nas farmácias. Mas será que precisa mesmo ficar tomando um monte de comprimidos e suplementos todo dia?

Fica comigo aqui nesse artigo que eu vou falar tudo sobre a vitamina C: qual é a diferença do ácido ascórbico, porque ela é tão importante, como conseguir a vitamina C nos alimentos e quando e como suplementar quando for o caso.

Eu decidi escrever esse artigo, adaptado do meu vídeo no Youtube, porque todo mundo fala muito da importância da vitamina C para nossa imunidade, mas na verdade esse não é o principal papel dela no organismo.

Qual é a diferença da vitamina C para o ácido ascórbico que vemos na farmácia?

Na verdade, ácido ascórbico é o nome da molécula da vitamina C, ou seja, é a mesma coisa.

A vitamina C é tão importante para o nosso organismo que, na época das grandes navegações, os marinheiros que ficavam muito tempo navegando, sem pisar em terra firme, ou seja, sem consumir alimentos que eram ricos em vitamina C, acabavam desenvolvendo uma doença que se chamava escorbuto.

Existem relatos de navios onde mais de 90% da tripulação chegou a morrer por conta dessa doença.

Estou puxando esse gancho das grandes navegações e quero que você lembre um pouco como é o aspecto nos marinheiros e piratas nos filmes, porque com essa imagem na cabeça você nunca mais vai esquecer para que serve a vitamina C.

A vitamina C serve em primeiro lugar para produção de colágeno no corpo, a gente precisa lembrar que o colágeno é uma das principais proteínas dos tecidos. É a principal proteína que tem nos ossos, nos dentes e também na pele, mucosas e vasos sanguíneos.

Sem a vitamina C a gente não consegue produzir colágeno direito no corpo. Portanto, não adianta ficar tomando um monte de suplemento de colágeno, se você não toma a quantidade adequada de vitamina C por dia.

Além disso, a vitamina C é um antioxidante, ou seja, ela ajuda também na imunidade, na prevenção de doença cardiovascular e na absorção do ferro, prevenindo a anemia.

Então voltando à imagem do pirata, você vê que ele tem a pele, a boca e os dentes em péssimo estado, quase como se estivessem apodrecendo.

Então as pessoas com escorbuto, que é a doença que ocorre pela falta de vitamina C, apresentavam inflamação nas gengivas e sangramentos, hematomas espontâneos, dor nas articulações, fragilidade nos ossos, dificuldade de cicatrização, cansaço, fadiga e predisposição a infecções.

Como vocês viram ela não serve só para prevenir gripe e resfriado, ela vai muito além disso!

Então, se você quer agora ter todos os benefícios do ácido ascórbico ou vitamina C, vamos falar um pouco sobre a nutrição e suplementação da vitamina C.

Nutrição e suplementação da Vitamina C

A primeira coisa que você precisa guardar é que o ácido ascórbico é uma molécula antioxidante muito instável, ou seja, qualquer coisa leva à sua oxidação, perdendo suas propriedades. Como por exemplo, quando ela entra em contato com o ar.

Então, sempre que possível, os alimentos com vitamina C devem ser consumidos na hora. O suco da fruta deve ser de preferência espremido na hora, se for no caso do natural.

Quanto à salada e os legumes, também o ideal é que eles sejam cortados na hora. Se você deixar todos aqueles legumes, frutas e verduras cortados para consumir no dia seguinte, uma boa parte da vitamina C vai acabar sendo perdida.

Uma outra coisa importante sobre a vitamina C é que ela é hidrossolúvel, ou seja, ela é dissolvida na água e, por isso, ela não fica estocada na gordura como a vitamina D e a A.

Quem já tomou vitamina D sabe, às vezes se toma um comprimido por semana só com uma dosagem maior e está tudo certo. Já a vitamina C precisa ser consumida todo dia, porque a gente não tem a capacidade de estocar no nosso organismo.

Essas informações são muito importantes para você aproveitar o máximo da vitamina C dos alimentos. Mas, antes de falar sobre quais os alimentos têm mais vitamina C e como suplementar, eu gostaria de convidar você a se inscrever no meu canal do YouTube que lá, tem vídeo novo toda semana!

Quais os alimentos que mais têm vitamina C?

O mais famoso deles é a laranja, mas ela não é a que tem mais vitamina C, na verdade tem vários outros alimentos que tem bem mais vitamina C que a laranja. De uma forma geral todas as frutas cítricas tem bastante vitamina C, como laranja, limão e tangerina.

Mas a gente também encontra a vitamina C na acerola, que tem muito mais vitamina C do que as frutas cítricas. O brócolis, o tomate, o abacaxi e a couve são outros alimentos também ricos em vitamina C.

Quanto que a gente tem que consumir de vitamina C por dia?

Apesar de venderem na farmácia comprimidos de 500 a 1000mg de ácido ascórbico, as dosagens necessárias diárias são muito menores.

A dose mínima para prevenir o escorbuto é 10 miligramas por dia, mas não é só um dia sem consumir vitamina C que você vai ficar com a doença, na verdade são semanas sem essa vitamina.

Agora, a dose ideal de vitamina C é de aproximadamente 60, em alguns lugares eles colocam 90 miligramas por dia, isso depende um pouco do tamanho da pessoa e da necessidade.

Quem fez cirurgia bariátrica ou tem alguma doença no trato gastrointestinal que não consegue absorver direito os nutrientes, acabam precisando consumir um pouco mais de vitamina C.

Outras pessoas que acabam às vezes precisando suplementar a vitamina C são pessoas que fumam, mulheres grávidas ou aquelas que estão amamentando, essas inclusive precisam de mais de 100mg de vitamina C por dia.

Pessoas que tomam 2 ou 3 comprimidos de 1g de vitamina C estão eliminando a maior parte na urina, estão literalmente jogando dinheiro na privada.

Inclusive o excesso de vitamina C pode levar a pedra nos rins, em quem tem predisposição para isso. Por eliminarmos o excesso de vitamina C pela urina, a vitamina C não é acumulada no organismo, e por esse motivo, o risco de intoxicação é baixíssimo.

Como vocês viram apesar da falta da vitamina C ser uma coisa séria, na maior parte das vezes, uma dieta balanceada rica em frutas e verduras é suficiente para atingir o nível adequado dessa vitamina.

Espero que tenha ajudado a entender mais sobre essa vitamina essencial para a nossa saúde, da imunidade, pele até saúde dos ossos, tendões e boca.

Convido mais uma vez a se inscrever no meu canal do YouTube que sempre tem vídeo novo como esse.

Grande abraço e até a próxima!