Existe uma grande quantidade de doenças articulares que evoluem com deformidades, necessitando de cirurgia. Neste artigo vamos abordar a respeito da cirurgia de artroplastia do joelho, muito utilizada nos casos de desgaste articular com ou sem deformidades.
Tópicos:
- O que é artroplastia de joelho
- Quais as indicações de artroplastia de joelho
- Quais os tipos de prótese de joelho
- Como é a cirurgia e recuperação de artroplastia total do joelho
- Quanto custa em média a prótese e a cirurgia de artroplastia do joelho
- Quais as principais e possíveis complicações cirúrgicas
- Quais as alternativas à prótese de joelho
O que é Artroplastia de Joelho?
O termo artroplastia significa restauração da articulação e é também conhecido como cirurgia de prótese articular.
Os termos artroplastia de joelho e prótese de joelho são sinônimos, assim, podemos definir a artroplastia do joelho como sendo a cirurgia de substituição do joelho “doente” por um novo, com uma prótese de joelho artificial, mais comumente de metal com polietileno de alta resistência.
Sua evolução iniciou há mais de meio século, entretanto, inicialmente os resultados não eram satisfatórios, com durabilidade baixa. Essa cirurgia é comumente feitos em joelhos e quadril. Em meados da década de 60 iniciaram os primeiros procedimentos com resultados favoráveis.
O resultado deste tipo de cirurgia está entre os procedimentos ortopédicos com maior índice de satisfação e melhora do pacientes com doenças graves no joelho. É um procedimento mais invasivo e que apresenta uma durabilidade estimada de aproximadamente 20 anos, com as técnicas mais modernas.