Cetoprofeno – Para que serve?

Description: C:\Users\Lourenço\Desktop\MKT Digital\Ortopedista em São Paulo\Imagens\cetoprofeno.jpg

            O Cetoprofeno serve para diversos tipos de dores e quadros inflamatórios, de dores de cabeça e dores nas costas até entorses ou contusões após partidas esportivas.

            Tem como principais riscos e efeitos colaterais: gastrite úlcera, problema renal, hipertensão e diabetes. Deve-se tomar mais cuidado pelo risco de lesão renal, tomar cuidado em idosos, pessoas com doenças de coagulação no sangue, e alérgicos a ácido acetilsalicílico.

            Possui apresentação via oral, endovenosa, intramuscular e gotas e também gel. A dose usual do cetoprofeno é de 150 a 300 miligramas por dia, assim é usualmente usado na dosagem de 100 miligramas, 2 vezes por dia, na formulação do profenid.

            O biprofenid possui dosagem de 150 miligramas, assim pode ser realizada uma dose de ataque de 2 comprimidos por dia nos 2 primeiros dias, e uma manutenção de um comprimido por dia nos 3 próximos dias.

            Existe também uma formulação de biprofenid com 200 miligramas de cetoprofeno e 20 miligramas de omeprazol, que possui efeito de protetor gástrico e pode ser usado uma vez ao dia.

            As dosagens indovenosa e intramuscular seguem também a dosagem de 100 miligramas de 12 em 12 horas.

            O uso do medicamento na forma em gotas é principalmente destinado as crianças. Nesta situação é administrado uma gota por quilo de peso corporal, de 12 em 12 horas, com o máximo de 35 gotas de 12 em 12 horas.

            O cetoprofeno pode ser usado em crianças, adultos e mulheres amamentando, mas não deve ser utilizado por gestantes, pois ele pode levar a complicações gestacionais graves. Também é bom lembrar das outras condições comentadas anteriormente, devendo ter atenção especial para pessoas, com problemas renais, pressão alta, diabetes, idosos, doenças de coagulação e a alergia à aspirina.

            Essa medicação é um antiinflamatório e não antibiótico, ou seja, não possui capacidade de matar bactérias, sendo utilizado apenas como medicamento sintomático em quadros infecciosos.

            Os principais efeitos colaterais do uso deste medicamento são dores no estômago, aumento da pressão arterial, diarreia, náuseas, vômitos e alergia, sendo estes últimos menos frequentes.

            Existe um risco no uso de anti-inflamatórios como este. Esses medicamentos devem ser evitados no uso contínuo ou prolongado, tendo como sugestão um uso máximo por 5 dias. Pelo risco de gastrite, úlceras no estômago e até sangramentos graves que podem levar até a morte.

            Eu mesmo tive uma experiência séria durante a faculdade de medicina. Na época eu competia pela faculdade e pela federação de atletismo, e tive uma lesão no cotovelo, que estava me incapacitando de treinar adequadamente.

            Assim comecei a usar o Cetoprofeno por aproximadamente um mês, e isso levou a uma gastrite muito intensa, além da formação de um hematoma na parede do estômago, com necessidade de internação hospitalar.

            Na grande maioria das vezesn o antiinflamatório serve como um medicamento sintomático. Portanto se você tem alguma dor e não sabe a causa,é fundamental que procure um médico para tratar a causa do problema e não apenas seus sintomas.

            Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários.

            Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

           REFERÊNCIAS:

-Bula