
Dor no Nervo Ciático | O que é Ciatalgia?
Ciatalgia, ou dor no nervo ciático, é um termo ou Doença carregada de equívocos pelos pacientes. Para entender o que é a ciatalgia, primeiro é preciso entender o que é nervo ciático. O nervo é um tecido composto por neurônios que fazem a transmissão de impulsos com o sistema nervoso central que nos permite movimentar nosso corpo, sentir o ambiente e sentir o nosso próprio corpo no espaço.

Protrusões discais
Onde está localizado o nervo ciático?
O nervo ciático se origina na coluna lombo-sacra, percorre o membro inferior pela sua face posterior e se ramifica em outros nervos inervado até o pé.
Nervo ciático: onde dói?
Assim fica mais fácil entender quais são os sintomas da ciatalgia. Geralmente o paciente apresenta dor associada a formigamento nas pernas e em casos mais graves perda de força de alguns músculos. Essa dor pode ter muitas origens, mas geralmente está associada com algum quadro de compressão do nervo. Essa compressão pode ocorrer na coluna, por uma protrusão ou hérnia de disco, ou pode ocorrer alguma compressão periférica por contratura muscular ou como a síndrome do piriforme, que é um músculo localizado na região do quadril que pode comprimir o nervo.

Classificação De Hérnias Discais A Normal, B Protrusão, C Extrusão, D Sequestrada
Ciatalgia sintomas
Muitas pessoas creem que a ciatalgia é uma dor localizada na região da coluna lombar, ou dor lombar irradiada para as costas e pescoço, mas como explicado anteriormente, este conceito é errado nestes casos o que a pessoa deve ter é um quadro de lombalgia ou dorsalgia, mas relacionados a contraturas musculares nessas respectivas regiões.
Diagnóstico Diferencial
Outro diagnóstico diferencial da dor no ciático (ciatalgia) são as lesões na musculatura isquiotibial, musculatura posterior da coxa, dessa forma os pacientes também apresentam uma dor na face posterior da coxa com irradiação no músculo acometido. Nestes casos o paciente não apresenta dor ou formigamento abaixo do joelho e não apresenta dores lombares associadas. Geralmente estão associados com movimentos de contração rápida, como durante uma partida esportiva.
Da mesma forma que as outras lesões de origem na coluna, quadros de dor nervo ciatico são frequentemente associados com pacientes sedentários, com musculatura desequilibrada, postura inadequada no trabalho, fumantes, diabéticos e com outras doenças associadas. Muitas vezes o quadro inicial começa após um esforço físico o que pode ser desde o esforço banal, como se abaixar para pegar algo no chão, os maiores como carregar algum móvel.
Como tratar nervo ciático
A melhor forma de tratamento é a preventiva, realizando atividades físicas regulares, fortalecimento da musculatura do tronco bem como seu alongamento, correção da postura no trabalho e atenção ao realizar esforços mas vigorosos, procurando utilizar mais membros inferiores para tal.
Como tratar nervo ciático (ciatalgia)?
Uma vez que o paciente apresenta um quadro de ciatalgia, deve ser procurado o ortopedista para o diagnóstico correto, solicitação dos exames adequados para identificação da causa do problema e início precoce do tratamento. O tratamento vai ser direcionado de acordo com a origem do problema. Inicialmente prescrevemos medicações para diminuir a inflamação do nervo e diminuir as contraturas musculares eventualmente associadas.
A partir do momento que o paciente consegue se movimentar, inicia-s o trabalho de fisioterapia para analgesia, alongamento e fortalecimento muscular. O tratamento segue muito semelhante quanto as outras doenças na coluna. Indo de acordo com a causa principal do problema, como uma hérnia de disco, uma síndrome do piriforme, uma contratura muscular, etc. Por este motivo é importante que se realizem os exames adequados para o diagnóstico e tratamento correto.
Eventualmente alguns pacientes não melhoram com tratamento conservador, principalmente nos casos onde há alguma compressão na região da coluna, seja por artrose ou por algum disco intervertebral, nestes casos estão indicados procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos ou invasivos, como os bloqueios anestésicos ou cirurgia para remoção da hérnia e outras estruturas que estejam comprimindo a raiz nervosa.

Contraste na raiz de L5 e bloqueio da raiz
Importante lembrar que a indicação cirúrgica é de exceção, com a maioria dos pacientes melhorando com tratamento conservador. Após a melhora, os pacientes devem fazer uma manutenção, ela pode ser feita através da fisioterapia, acupuntura, pilates, RPG, correção postural, alongamento e fortalecimento muscular, entre outro.
Os pontos chaves para um bom resultado são o diagnóstico e tratamento adequado precoces e manutenção após a resolução dos sintomas.
AGENDE SUA CONSULTA
Newsletter
Cadastre o seu email para receber dicas de ortopedia, saúde e bem estar
CONHEÇA NOSSAS UNIDADES

Unidade Itaim Bibi
Para aqueles que procuram atendimento diferenciado com um ortopedista, com estrutura de alto padrão e privacidade, este é o local. Além do fácil acesso pela Avenida Nove de Julho, o prédio conta com serviço de manobrista e apresenta restaurante no térreo. A clínica tem duas salas de espera e 04 consultórios médicos, disponibilizando aos seus pacientes, wi-fi, ar condicionado, café, entre outros confortos. O honorário médicos é exclusivamente particular/reembolso, sem vinculação a qualquer convênio.

Unidade Higienópolis
Neste local contamos não só com clínica de ortopedia, mas também com outras especialidades como Cardiologia e Hematologia. O Atendimento prestado engloba a grande maioria dos convênios médicos, como Amil, Sulamérica e Omint (não atende Bradesco e Porto Seguro), podendo também ser realizadas consultas por honorários particulares/reembolso.

Unidade Alphaville
Local de atendimento com lançamento em breve, clínica de traumatologia e ortopedia composta por 02 salas médicas, sala para procedimentos e serviço de radiografia digital integrado. Prédio novo com praça de alimentação e serviço de valet disponível. Atendimento prestado de forma semelhante à unidade Higienópolis, com múltiplos convênios bem como particular/reembolso. Agende já com um ortopedista consulta!
Referências (em inglês):