Ciático: O que é e principais erros de diagnóstico

A dor no ciático é uma condição que pode impactar na qualidade de vida do paciente acometido se não tratada corretamente, mas que podem ser confundidas erroneamente com outras condições, caso não tenha um diagnóstico preciso.

Neste artigo, baseado no meu vídeo do YouTube, eu explico sobre a inflamação no nervo ciático e as lesões que são confundidas incorretamente, mas que não são ciatalgia.

O que é nervo ciático e por que ocorre a dor?   

O nervo ciático é o maior nervo do corpo, formado da união de várias raízes nervosas na coluna lombar e sacral, descendo por trás da coxa e se separando em vários ramos até o pé.

raizes nervosas da coluna lombar e sacral

nervo ciático

De forma geral, a dor do nervo ciático é caracterizada por ser uma dor que desce por trás da coxa, seguindo até o pé.

Dependendo da parte em que o nervo ou raízes lombares estão comprimidas, a dor, formigamento e perda de sensibilidade pode afetar regiões diferentes do corpo. Além disso, em alguns casos, o paciente pode perder a força de algum músculo. 

A confirmação da causa da dor do ciático pode ser através de exames como a ressonância magnética e a eletroneuromiografia. 

Quais são as dores ou condições que podem ser confundidas com a do ciático?

Diversas vezes chegaram pacientes em meu consultório com a queixa da dor contínua, mesmo após passar por tratamentos como infiltração, fisioterapia e, até mesmo, cirurgia na coluna. Muitas das vezes a dor se mantêm por um motivo: Diagnóstico errado e tratamento inadequado.

O diagnóstico errado pode acontecer por uma confusão do paciente sobre as dores, falta de exame físico ou interpretação inadequada do exame.

Algumas condições que apresentam dores que podem ser confundidas com a do ciático, são:

  • Lombalgia sem ciática:
  • Dor glútea profunda;
  • Sacroilíite;
  • Síndrome do trato iliotibial;
  • Doenças no quadril;
  • Tendinite/bursites no quadril;
  • Síndromes miofasciais;
  • Compressão de outros nervos menores;
  • Problemas vasculares. 

Neste artigo, eu explico mais sobre cada uma delas para que seja possível entender como se diferem.

Lombalgia

Lombalgia é o nome dado a dor que afeta a lombar, ela se apresenta através problemas na própria coluna. No entanto, também é possível ser por meio dos músculos.  

Na lombalgia a dor se apresenta por meio de duas maneiras: afetando a lateral da lombar ou uma dor em faixa na parte baixa. Portanto, é importante não confundir com dor nos rins.

local de dor que a lombalgia se manifesta

A imagem abaixo representa a diferença destes casos, a seta amarela representa a região da lombalgia. Já a azul, onde fica o nervo ciático, assim causando a dor que pode descer até o pé. 

região da lombalgia e da dor no ciático

Dor Glútea Profunda/Síndrome do Piriforme

Existem alguns problemas na coluna em que a dor pode irradiar para a região glútea e um pouco da coxa. No entanto, diferente do ciático, não costuma ir além do joelho. Portanto, caso a dor apresente-se na região representada na imagem abaixo, na região mais baixa do glúteo e atrás do quadril, pode ser um caso de dor glútea profunda.  

local da dor glútea profunda ou da síndrome do piriforme

A dor glútea profunda pode resultar de uma tendinite nos músculos atrás do quadril, como o piriforme ou dor na articulação sacroilíaca.

É importante ressaltar que o piriforme passa logo ao lado do ciático, então, um paciente acometido pela síndrome do piriforme pode apresentar dor no nervo também. Neste artigo, eu explico mais sobre essa correlação.

músculo piriforme e articulação sacroilíaca

Músculo piriforme (seta amarela) ou dor na articulação sacroilíaca (seta azul)

Síndrome Trocantérica Dolorosa

A síndrome trocantérica dolorosa é também uma condição comumente confundida com o ciático. Caracteriza-se a condição por apresentar uma dor que irradia para a lateral do quadril e da coxa, piorando os sintomas no trocânter do fêmur.  

As imagens abaixo representam o local exato onde as dores se apresentam.

dores no trocânter do fêmur

Tendinite e Bursite Isquiática

A tendinite é uma inflamação dos tendões, que são as fibras resistentes que ligam o músculo ao osso.

Já a bursite isquiática refere-se à inflamação da bursa isquiática, que é uma pequena bolsa cheia de líquido situada entre o osso isquiático (parte do osso pélvico) e os tendões que passam sobre este osso. A bursa atua como um coxim para reduzir o atrito entre os tecidos.

Os pacientes podem atribuir a dor à artrose no quadril. Contudo, a artrose manifesta-se na região próxima à virilha.

Duas regiões frequentemente afetadas pela inflamação são o tendão e a bursa, assim, levando respectivamente à tendinite e à bursite. 

tendão do glúteo e bursa
Tendão do glúteo (seta amarela) e bursa (seta azul)

Em uma representação 3D, é possível perceber também a visão de frente e costas do quadril, onde a seta amarela indica o tendão do glúteo médio e mínimo e a azul indica a bursa, representada em verde.

A bursite e tendinite isquiática se apresentam embaixo do glúteo e irradia para trás da coxa, essa dor costuma piorar quando o paciente passa longos períodos sentado. 

localização da dor da bursite e da tendinite isquiática
Localização da dor da bursite e tendinite isquiática

Conforme ilustrado na imagem 3D abaixo, a dor começa onde a seta azul está indicando, irradiando pelos músculos isquiotibiais, representada pela seta amarela.

dor irradiando para os músculos isquiotibiais

Nestes casos, o paciente sente dores com maior intensidade ao alongar o músculo, quando estica o joelho e flexiona o tronco. 

Síndrome miofascial

A síndrome miofascial é uma doença confundida com a dor do ciático. Neste caso, um ponto de contratura muscular leva a um padrão de irradiação, variando com outras doenças.

O diagnóstico da síndrome miofascial é de exclusão e depende de uma anamnese e exame físico bem-feitos. 

Caso você queira saber mais sobre os tipos de dores existentes e como é possível tratá-las, acompanhe o meu canal no YouTube. Organizei diversas playlists onde explico os diferentes sintomas e condições ortopédicas e dou dica de tratamentos.

Demais doenças semelhantes ao ciático

Artrose do Quadril

Entre as dores confundidas de forma incorreta ao ciático, estão a dor da artrose no quadril, as doenças na circulação e a compressão de outros nervos.

Dor da Artrose do Quadril  

A dor da artrose do quadril tem dois tipos mais comuns, a dor em C, presente desde a virilha até a parte de trás do quadril (imagem 01) ou a dor que irradia da virilha, para a parte interna da coxa (imagem 02)

local da dor na artrose do quadril

Doenças vasculares

As doenças vasculares geralmente não afetam uma região específica da perna, como lateral, frente etc. As condições acabam afetando da coxa para baixo ou joelho para baixo, causando inchaço ou atrofia da pele. Geralmente um ultrassom doppler consegue fazer uma avaliação inicial. 

O ciático não é o único nervo da perna, sendo assim, outros nervos podem irradiar para a perna e cada um apresenta um padrão de região na pele que pode ser afetada. 

Portanto, para um bom tratamento que solucione a dor de forma adequada, necessita-se de um diagnóstico preciso.

No meu canal do YouTube e no blog do meu site, é possível encontrar conteúdos sobre condições citadas neste artigo e tratamentos para dor, desde os medicamentosos até a terapia com ondas de choque. Então se você identificou que o ciático talvez não seja a sua questão, confira meus outros materiais.

Sou o Dr. Oliver, médico ortopedista especialista em joelho. Ajudo no tratamento de dores no nervo ciático e outras doenças semelhantes. Caso você esteja sentindo qualquer dor que possa estar relacionada ao ciático e demais condições, conte comigo para te ajudar!