Ciclobenzaprina – Miosan

Description: C:\Users\Lourenço\Desktop\MKT Digital\Ortopedista em São Paulo\Imagens\ciclobenzaprina.jpg

            A ciclobenzaprina é o princípio ativo presente nos relaxantes no musculares chamados miozan e musculare. Os relaxantes musculares são principalmente utilizados para quadros de contraturas musculares e síndrome miofasciais, que são aquelas dores difusas, relacionadas geralmente há um ponto gatilho também conhecido como nó muscular.

            É comumente utilizado em quadros de dores lombares, torcicolo, dor nas costas, e contratura musculares em geral. É muito utilizado em esportes após distensões e contraturas musculares.

Pode ser utilizado também para quadros de fibromialgia são dores tipicamente miofaciais. Como um dos principais efeitos colaterais desses medicamentos é a sonolência, pode ser utilizado também em quadros de insônia.

            Os principais efeitos colaterais incluem a sonolência, o que às vezes é bom, pois as pessoas com quadros de torcicolo e dor nas costas muitas vezes dormem mal, agravando os sintomas. Além disso, a ciclobenzaprina pode dar boca seca, náuseas, confusão, diarreia ou constipação, sendo estes últimos pouco frequentes.

            A dose recomendada é de 10 a 40 miligramas por dia, o início da ação ocorre geralmente 1 hora após a injeção do comprimido, e é um remédio bem tolerado para o uso crônico, com baixo risco de efeitos nocivos a órgãos como fígado, estômago e rins, quando respeitadas as doses máximas.

            O uso pode ser de 5 a 10 miligramas de 8 e 8 horas, de 12 em 12 horas ou ainda há 10 a 15 miligramas apenas à noite, para aquelas pessoas que ficam com muito sono durante o dia.

            Pensando no seu principal efeito colateral, alguns laboratórios fizeram uma versão com cafeína, como miozan CAF, diminuindo os efeitos colaterais.

Alguns cuidados a serem tomados são:

-este medicamento deve ser evitado para pessoas com problemas cardíacos e glaucoma;

-além disso deve-se tomar cuidado pelo risco de quedas causado pela sonolência excessiva em alguns pacientes;

-o miozan ou musculare potencializam os efeitos do álcool assim deve ser evitado o seu consumo durante o uso;

-para pacientes que usam antidepressivos deve-se tomar cuidado também pelo risco de interação medicamentosa;

            Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários.

            Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri/Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIA: