O que é Cid 10?

O CID 10 ou também décimo código internacional das doenças é a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados a Saúde. Ele é amplamente utilizado para designar algum tipo de enfermidade ou doença que o paciente possui, em geral para fins legais, trabalhistas, entre outros.
Em nosso país, o CID 10 é mais utilizado para fins trabalhistas, pois se trata de um código universal sendo padronizado segundo a OMS. Frequentemente as pessoas procuram esses códigos para laudo médico, como o laudo médico PCD.
Para saber mais como é o processo de laudo medico para INSS ou PCD veja esse outro post.
Para aquelas pessoas que utilizam com frequência o CID-10, seguem alguns macetes para decorar os mais utilizados no dia-a-dia do ortopedista:
- A letra “S”se refere aos traumas em seguimentos corporais específicos e sua sequência de números segue em direção da cabeça aos pés:
S0 – traumatismo da cabeça;
S1 – traumatismo cervical;
S2 – trauma torácico;
S3 – trauma lombar e bacia;
S4 – trauma do ombro e braço;
S5 – trauma do cotovelo e antebraço;
S6 – trauma da mão e punho;
S7 – trauma do quadril e coxa;
S8 – trauma do joelho e perna;
S9 – trauma do pé tornozelo.
- Após isso acrescenta-se mais um número que se refere ao tipo de trauma que ocorreu:
0 – contusão / traumatismo superficial
1 – ferimento
2 – fratura
3 – entorse / luxação / distensão ligamentar
4 – traumatismo de nervo
5 – traumatismo de vasos sanguíneos
6 – trauma de músculo e/ou tendão
7 – esmagamento
8 – amputação
9 – outros traumatismos não especificados
- Exemplo:
Assim temos uma luxação do ombro:
S43 (S – trauma, 4 – ombro, 3 luxação)
- O CID ainda pode conter um modificador após um ponto, sendo uma definição mais detalhada, mas não é necessariamente importante, sendo uma letra e dois números, suficiente para identificar o problema.
- Outra categoria muito utilizada pelos ortopedistas, reumatologistas, fisiatras e fisioterapeutas são os códigos das categorias “M”que compõe as doenças que afetam o aparelho locomotor de caráter não traumático como dorsalgias, tendinites e artrose.
Nesse artigo separamos os principais CID de doenças ortopédicos procurados na Internet:
-
- CID M545 – este é muitas vezes procurado como CID lombalgia ou CID dor lombar. É uma doença caracterizada por dor na região lombar do indivíduo. Trata-se de um termo genérico que inclui muitas afecções da coluna lombar, desde artrose da coluna até lombalgia mecânica.
- CID Z00 – CID consulta medica, utilizado para designar um exame geral e investigação de pessoas sem queixas ou diagnóstico relatado.
- CID Z76.3 – código muito utilizado para acompanhantes sadios de pessoas doentes.
CID M255 – termo genérico para referir-se a dor na articulação (junta).
- CID M75.1 – é também conhecido como o CID tendinite do manguito rotador. O manguito rotador é um conjunto de quatro músculos com seus tendões na região do ombro, que dão estabilidade e movimento para a mesma. Esta patologia determina dor, que piora com movimento, nesta região, comprometendo estes tendões.
CID fibromialgia – o CID M797 é utilizado para essa doença, caracterizada por dores musculares e articulares difusas pelo corpo. Antes acompanhada apenas pelos reumatologistas, hoje sabe-se que tem um caráter emocional intimamente associado à doença, necessitando o envolvimento de psicólogos, psiquiatras e eventualmente neurologistas.
- CID dor lombar – ver CID M545
- CID lombalgia – ver CID M545 / CID dor lombar
- CID hernia de disco – o CID mais utilizado nestas patologias é o CID M51, muitas vezes os sintomas são relacionados a inflamação do nervo ciático e dor lombar podendo-se também utilizar o CID M544.
- CID M544 – é também procurado como CID lombociatalgia, utilizado para designar paciente com dor lombar e no nervo ciático. São pacientes com dor e formigamento irradiado para a perna muitas vezes até o pé.
- CID M17 – CID artrose do joelho, este código designa pacientes com artrose/desgaste na articulação do joelho.
CID M54.2 – este código é utilizado para determinar o CID cervicalgia, ou seja, da mesma forma que o CID lombalgia, é um termo genérico para designar dor na região cervical, incluindo artrose, torcicolo e outras lesões na região cervical.
- CID cervicalgia – ver CID M54.2
- CID S934 – CID entorse do tornozelo, utilizado para casos onde o paciente apresento uma lesão ligamentar no tornozelo, muitas vezes, decorrente de um trauma torcional.
- CID M25 – pelo CID10 descreve-se como “outros transtornos articulares não classificados em outra parte”, ou seja, é um termo extremamente genérico que deve-se evitar a utilização para motivos de avaliação judicial e trabalhista.
- CID consulta medica – ver CID Z00
- CID M19 – também procurado como CID artrose. Engloba todas as doenças degenerativas das articulações, de forma ampla e genérica. Em casos específicos pode-se utilizar, por exemplo, os CID M17 e CID M16, que são relacionados à artrose do joelho e artrose do quadril.
- CID lombociatalgia – ver CID M544
- CID M79 – CID genérico utilizado para determinar lesões em tecidos moles como músculos, tendões e ligamentos. Suas subdivisões mais comuns e utilizadas são: CID M791 (mialgia), CID M796 (dor em membro) e M797 (CID fibromialgia).
- CID M791 – designa dor ou inflamação muscular, também conhecida como mialgia.
CID M54 – CID dorsalgia, refere-se às lesões que acometem a coluna dorsal, ou seja, pode-se utilizar como termo genérico para classificar lesões na coluna, ou outros especialistas utilizam para classificar apenas as lesões na coluna dorsal (torácica).
- CID M659 – CID tendinite, muito utilizado em casos de lesões dos tendões, decorrentes por esforços repetitivos no trabalho e atividades esportivas.
- CID artrose – ver CID M19
- CID dorsalgia – ver CID M54
- CID mialgia – ver CID M791
- CID escoliose – CID M41 engloba diferentes tipos de escoliose da coluna, das idiopáticas e neuromusculares até as secundárias.
- CID M796 – “dor em membro”, ver também CID M79
- CID entorse do tornozelo – ver CID S934
- CID tendinite – ver CID M659
- CID S90 – CID contusão no pé ou tornozelo, ou seja, determina os traumas diretos neste seguimento corporal, em caso de fraturas sugere-se trocar pelo CID S92.
- CID S82 – CID fratura de perna ou joelho, inclui casos de fraturas da tíbia, fíbula e patela.
- CID S92 – CID fratura de pé ou tornozelo, inclui casos de fraturas dos ossos do pé, em caso de fratura dos maléolos, sugere-se trocar para o CID S82, pois são fraturas da tíbia e fíbula.
- CID S80 – CID contusão de perna ou joelho, ou seja, determina os traumas diretos neste seguimento corporal, em caso de fraturas sugere-se trocar pelo CID S82 e em casos de luxações, entorse e lesões ligamentares trocar pelo CID S83.
- CID S83 – CID entorse do joelho ou perna, inclui entorses, lesões ligamentares e luxações.
CID M77 – inclui diferentes tipos de entesites, ou seja, inflamações na inserção dos tendões, como epicondilites, tendinites patelar e biciptal, entre outras.
- CID S72 – CID fratura de femur, inclui fraturas do colo, transtrocanteriana, diáfise e supra ou intercondiliana.
- CID S61 – CID ferimento de mão, inclui ferimentos superficiais na mão, em caso de lesões tendíneas sugere-se trocar pelo CID S66 e lesões de nervos o CID S64.
- CID S800 – ver CID S80
- CID artrite reumatoide cid M05 – engloba pacientes com artrite reumatoide soro-positivas.
- CID M86 – Osteomielite
- CID S83.0 – Luxação da rótula (patela)
CID S83.1 – Luxação do joelho
CID S83.2 – Ruptura do menisco
CID S83.3 – Ruptura atual da cartilagem da articulação do joelho
CID S83.4 – Entorse e distensão envolvendo ligamento colateral (peronial) (tibial) do joelho
CID S83.5 – Entorse e distensão envolvendo ligamento cruzado (anterior) (posterior) do joelho
CID S83.6 – Entorse e distensão de outras partes e das não especificadas do joelho
CID S83.7 – Traumatismo de estruturas múltiplas do joelho
- CID M77.1 – Epicondilite lateral
CID M77.0 – Epicondilite medial
CID M77.2 – Periartrite do punho
CID M77.3 – Esporão do calcâneo
CID M84.1 – Ausência de consolidação da fratura (pseudo-artrose)
- CID M22.2 – Transtornos femuropatelares
- CID M22.4 – Condromalácia da rótula
CID S42 – Fratura do úmero
CID S52 – Fratura do antebraço
CID S62 – Fratura da mão e punho
Para aquelas pessoas que necessitam de laudo medico PCD ou laudo medico para INSS entre em contato no Whats App (11) 98741-9555, realizando consulta online (telemedicina).
Aplicativos de CID-10 recomendados: aqui e aqui
Unidades das Clínicas do Doutor Oliver
Alphaville
Itaim Bibi
Higienópolis
Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema, escreva nos comentários abaixo, e se você teve algum tipo de fratura ou outra lesão traumática e gostaria de agendar uma consulta entre em contato com a clínica e agende uma consulta com Dr Oliver Ulson, ficarei feliz em poder ajudar.