Cirurgias de Joelho


Nesta página você vai ver quais são as cirurgias de joelho realizadas pelo Dr. Oliver Ulson. O joelho, é a maior articulação do corpo. Muitos creem ser apenas uma dobradiça, mas na verdade é uma articulação complexa, que realiza movimentos em todos os planos (movimentos de rotação, flexão-extensão e para os lados). Ela chega a suportar cargas 6 a 9 vezes maior que o peso corporal, em atividades do dia-a-dia, como correr, caminhar e agachar.

Por apresentar uma baixa congruência entre os ossos do fêmur e tíbia, ela depende dos ligamentos e meniscos mais que outras articulações, para sua estabilidade e diminuição do atrito e impacto, respectivamente.  Ao se pensar na reconstrução ligamentar, devemos entender o tipo de instabilidade, a demanda e as expectativas do paciente. Da mesma forma, o tratamento das lesões dos meniscos.

Abaixo respondemos as principais dúvidas e a seguir artigos por doenças e procedimentos como artrose, lesão de ligamentos, patela, menisco, cartilagem, entre outros.

Como é feita a cirurgia do joelho?

A cirurgia do joelho pode ser realizada de forma aberta (com incisão / corte), minimamente invasiva (através de pequenas incisões ou furos, ou ainda percutâneas (com agulhas).

Quais os tipos de cirurgia no joelho?

Existe uma variedade muito grande de cirurgias no joelho, entre as mais conhecidas temos:

  • Artroscopia do Joelho: técnica cirúrgica minimamente invasiva, que utiliza de câmeras de fibra óptica para observar o interior da articulação, sem necessidade de grandes incisões (cortes), mais usada para reconstrução dos cruzados, meniscos e algumas lesões de cartilagem.
  • Osteotomia do Joelho: cirurgia aberta onde se faz um corte no osso para alinhar a perna com alguma deformidade. Utilizam-se placas e parafusos para fixar a mesma.
  • Artroplastia do Joelho: cirurgia aberta onde é realizada a substituição da articulação doente por uma prótese articular.
  • Osteossíntese de Fraturas: técnicas cirúrgicas abertas usadas para fixar fraturas com consolidação biológica da mesma, no caso mais comumente da patela, planalto tibial e fêmur.
  • Reconstruções ligamentares e reparo de partes moles: pode ser feita com técnica aberta ou artroscópica a depender do ligamento ou tendão lesionado.
  • Infiltrações, bloqueios anestésicos e radiofrequência: procedimentos minimamente invasivos com o objetivo de diminuir a dor do paciente de forma mais duradoura.

Portais Da Artroscopia Do Joelho

Portais da artroscopia do joelho

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia no joelho?

Como vimos anteriormente, existe uma grande variedade de tipos de cirurgia, assim os prazos de recuperação são variáveis, uma artroscopia simples por exemplo tem recuperação de uma a duas semanas, por outro lado, reconstruções ligamentares, cirurgias abertas e próteses podem demorar entre 1-4 meses, e tempo para retorno ao esporte entre 6-9 meses.

Qual o valor de uma cirurgia no joelho?

Ao estimar o custo de uma cirurgia ortopédica devemos ponderar três principais variáveis: os honorários da equipe médica, os custos hospitalares e o custo dos implantes utilizados (pinos, parafusos, próteses, etc).

Essa é uma resposta difícil de ser respondida, pois, como vimos anteriormente, existe uma variabilidade grande entre procedimentos e sua complexidade. Além disso, a qualidade do material (implante) e instalações hospitalar pode variar muito de acordo com a qualidade do produto que oferecem.

Assim, temos como variáveis:

  1. Custos Hospitalares
  2. Implantes Ortopédicos
  3. Equipes Médicas
  4. Complexidade do Procedimento Para um Mesmo Cirurgião (avaliada junto com a terceira)

O melhor para se combinar qualidade e custo é a disponibilidade de planos com reembolso, pois geralmente é possível escolher o médico de preferência (mesmo que não atenda convênios), cobrindo os custos do hospital e material cirúrgico (que costumam ser os mais altos).

Cartilagem do joelho

Saiba tudo sobre o desgaste na cartilagem do joelho

Artroplastia total do joelho

Entenda o que é, como é feita e quais as indicações da Artroplastia de Joelho, também conhecida como cirurgia de prótese articular.

Lesões ligamentares do joelho

O joelho, é a maior articulação do corpo. Muitos creem ser apenas uma dobradiça, mas na verdade é uma articulação complexa, que realiza movimentos em todos os planos (movimentos de rotação, flexão-extensão e para os lados).

Lesões do Menisco

Para entendermos os diferentes tipos de lesões meniscais devemos antes entender sua função quando normal. Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem localizadas entre os côndilos do joelho, recobrindo até dois terços da da superfície articular da tíbia.

Lesões de cartilagem

Instabilidade patelofemoral

Lesões na Articulação Patelofemoral

Entenda quais são as lesões que ocorrem na patela do joelho. Como são identificadas e quais os tratamentos indicados a cada lesão. Veja mais…

Artrose no joelho

A artrose é uma doença degenerativa que afeta as articulações, não só a cartilagem do joelho, mas também o osso, o tecido sinovial, os ligamentos e meniscos da articulação envolvida.

Lesões do mecanismo extensor

Osteotomia

A osteotomia é uma técnica cirúrgica usada para corrigir deformidades ósseas, congênitas (do nascimento) ou adquiridas ao longo da vida, como sequelas de trauma, artrose, infecções, distúrbios do crescimento ósseo, entre outros.