Dor na frente do joelho: O que pode ser, tratamentos e como prevenir

A dor presente na frente do joelho, pode se apresentar subindo ou descendo uma escada, treinando na academia, correndo ou até mesmo depois de um dia inteiro sentado trabalhando.  

Neste artigo, vou explicar sobre as principais causas de dores na frente do joelho, incluindo as doenças que causam os sintomas e o que leva ao aparecimento desses problemas. 

Quais as causas das dores na frente do joelho?

Quase todas as dores na frente do joelho afetam o que chamamos de mecanismo extensor, ou seja, as estruturas que estão relacionadas com o movimento de esticar o joelho. 

Na imagem abaixo, é possível identificar o mecanismo extensor do joelho, que inclui o músculo quadríceps, o músculo da frente da coxa e a continuação dele. 

Quando não tem um diagnóstico correto anatômico das estruturas, se ainda não foi comprovado com exames, ou os exames vieram sem nenhuma alteração, o que pode ser frequente, chamamos a condição de síndrome femoropatelar, ou patelofemoral. Síndrome porque é um conjunto de sinais, de sintomas, que afetam essa articulação entre a patela e o fêmur. 

Condropatia

A mais conhecida é a articulação entre a patela e a tróclea femoral (seta vermelha). Já a patela um osso redondo localizado na frente do joelho, anteriormente conhecido como rótula. 

Normalmente, nesta região ocorre a condropatia, também conhecida como condromalácia, que é uma lesão na cartilagem da patela ou do fêmur, podendo chegar a 4 graus, de acordo com a profundidade da lesão.

Ressonância de cartilagem normal X Cartilagem desgastada com condropatia

A imagem abaixo é de uma artroscopia, através dela é possível perceber a diferença de uma cartilagem normal e uma machucada. 

A imagem da esquerda representa a cartilagem em seu estado normal, com aspecto liso e branca. As outras imagens são de duas lesões mais profundas chegando até o osso. 

Nas condropatias da patela e da tróclea femoral, geralmente a dor está mais presente na patela e ao seu redor. Em muitos casos, o paciente sente um rangido ou atrito. 

Vale ressaltar que a artrose patelofemoral é uma evolução da condropatia, considerado como o último estágio. Portanto, esta condição está presente no mesmo grupo de causas. 

Para saber mais sobre o tratamento para artrose, acompanhe essa playlist do meu canal no YouTube.

Tendinopatia e Tendinite Patelar

A segunda causa de dor na frente do joelho ocorre quando o tendão patelar está afetado. O paciente apresenta sintomas em qualquer parte desse tendão, mas a região mais comum é próxima a patela. 

Tendão patelar em amarelo

A ressonância abaixo mostra um tendão normal e um tendão com lesão: o tendão é todo preto, como nessa imagem da esquerda, mas na lesão apresenta descontinuidade e sinal branco. 

Tendinopatia do tendão quadriciptal

A tendinopatia do tendão quadriciptal é outra causa comum da dor na parte da frente do joelho. Semelhante a tendinopatia ou tendinite patelar, esta condição afeta o tendão de cima da patela. 

Local frequente de dor da tendinopatia do tendal quadriciptal

A lesão identificada na ressonância abaixo é semelhante à apresentada anteriormente na tendinopatia patelar, mas afeta o tendão acima da patela. 

Qual a diferença entre uma tendinite, de uma tendinopatia e uma tendinose?

Tendinopatia é o termo médico para uma doença no tendão, tendinite se refere-se à inflamação, enquanto tendinose descreve a degeneção.

Se você quiser saber mais sobre cada condição e como tratá-las, acompanhe o meu canal no YouTube. Lá, eu publico vídeos sobre essas e outras doenças ortopédicas, assim como sobre terapias medicamentosas e de controle da dor.

Hoffite

A Hoffite nada mais é do que a inflamação da gordura de Hoffa, descrita no laudo como edema do coxim adiposo superolateral. A gordura de Hoffa é localizada atrás do tendão patelar, conforme mostra a imagem abaixo.

Na imagem abaixo, que mostra a gordura normal e inflamada, é possível perceber a cor completamente cinza quando ela está normal. Já durante a inflamação, a gordura de hoffa apresenta uma parte esbranquiçada. 

Plica Sinovial Patológica

A quinta causa de dor na frente do joelho é a plica sinovial patológica, que é uma membrana meio fibrosa que fica na parte medial do joelho, do lado mais interno, podendo produzir atrito entre a patela e o fêmur ou apenas no fêmur, causando dor nessa região. 

Na imagem abaixo, é possível ver uma ressonância com a plica sinovial, essa membrana preta. O movimento de dobrar o joelho produz atrito ou interpõe entre os ossos, causando dor. 

Por que essas lesões aparecerem em seu joelho? 

O problema é fatorial, pois depende do encaixe adequado dos ossos, principalmente da patela com o fêmur. Qualquer causa que possa afetar o encaixe perfeito, sobrecarrega a articulação. 

Assim, variações no formato da patela e do fêmur, como a planicidade, a altura inadequada da patela e a presença de ligamentos frouxos ou rompidos que sustentam a patela, podem contribuir para a instabilidade e um maior atrito nessa região.

Além disso, fraqueza ou encurtamento de alguns músculos como na região do quadril e o próprio quadríceps levam a um movimento inadequado das pernas, sobrecarregando o joelho. 

Esses são os principais fatores, que com o passar dos anos, traumas, excesso de peso, impacto, esforço repetitivo, outras doenças e outros fatores agravam esses problemas. 

Existem outras causas raras de dor na frente do joelho, por isso é importante procurar um especialista, pois a articulação do joelho é a mais complexa do corpo e precisa ser bem investigada.

Agende uma avaliação inicial com o Dr. Oliver Ulson

E se não houver alteração no exame?

Se seu exame não apresenta alteração ou é possível identificar apenas uma condromalácia grau 1, entenda o que pode ter causado essa dor.

Os exames de imagem costumam avaliar lesões de fato, alguma região rompida, gasta ou com edema, inflamação.  

Em muitos casos, o paciente não apresenta nenhuma dessas causas evidentes, mas tem uma disfunção, como fraquezas musculares e encurtamentos que levam a uma sobrecarga desses tecidos ao redor do joelho, sem inflamação, rompimento ou desgaste. 

Um exemplo relevante é o alongamento muscular. Quando um paciente realiza um alongamento em um músculo com o qual não está familiarizado, ocorre uma sensação de desconforto, não é mesmo? No entanto, não há uma lesão real nesse caso.

Essa sensação ocorre porque o nosso corpo possui receptores nervosos que detectam as sensações e, quando o alongamento atinge o limite do músculo ou da articulação, esses receptores interpretam essa tensão incomum como uma possível lesão.

Quando o paciente começa a treinar o alongamento e a mobilidade, esses nervos se acostumam e a dor vai diminuindo gradativamente. 

No caso do joelho, é possível perceber tensões aumentadas no retináculo do joelho, o tecido envolve a patela, estabilizando-a no centro do joelho e auxiliando na transferência de parte da força do quadríceps.

Em verde, retináculo do joelho

Sobretudo, quando o paciente vai fortalecendo o músculo, alongando, perdendo peso e corrigindo movimentos incorretos, a dor melhora naturalmente. 

Um problema comum em sobrecarregar o joelho é pelo valgo dinâmico, quando o paciente movimenta o joelho para dentro ao ficar apoiado em uma única perna. 

Essa disfunção leva a uma sobrecarga importante no joelho, principalmente em quem faz algum tipo de atividade repetitiva, como corrida, caminhada, ou outros esportes. 

Em alguns casos, principalmente quando há dor crônica ou alguma hipersensibilidade, pode ser que o sistema nervoso esteja sensibilizado à dor, então é necessário o uso de remédios específicos para isso. 

Saiba quais os medicamentos para o controle da dor crônica.

Outras causas de dores no joelho

Os exemplos citados acima são as principais causas de dores na frente do joelho. Claro que existem outras origens, como uma osteocondrite, que pode ocorrer em crianças e envolve a inflamação da cartilagem de crescimento do osso, assim como a Síndrome de Osgood-Schlater, que afeta a ponta de osso da tíbia, indicada na imagem abaixo.

Alguns problemas no quadril também podem levar a irradiação e dor no joelho, assim como as fraturas por traumas de maior energia, infecções tipo a osteomielite e a pioartrite, tumores e doenças reumáticas. 

Essas lesões são mais raras e geralmente causam dores mais difusas pela articulação. Nesses casos, existem outros fatores indicativos, como antecedente de câncer em outra região, outros sintomas sistêmicos, como fraqueza, mal-estar, febre, e dor em outras articulações. 


Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a saúde do seu joelho. Caso você queira saber alguma das condições tratadas neste artigo, confira meus vídeos no YouTube e outras publicações no meu blog.

Se você estiver apresentando dores na frente do joelho, não hesite em agendar uma consulta o mais rápido possível.

Sou o Dr. Oliver Ulson, médico ortopedista, especialista em joelho, trato e oriento meus pacientes com total cuidado. Estou à disposição para te ajudar com o melhor diagnóstico e tratamento para eliminar suas dores na frente do joelho.

Entre em contato e agende agora uma consulta