Nosso cotovelo é talvez uma das articulações que mais usamos diariamente, por conta disso, sentir dor no cotovelo, apesar de não ser algo incomum, não pode ser considerado normal. E se essa dor persiste, então é necessário a consulta a um especialista para podermos descobrir o que está ocorrendo.

As condições que afligem essa articulação são mais comuns em indivíduos com mais de 35  anos de idade que realizam esforço repetitivo ou tem uma história de trauma na área. Como fatores de risco relacionados temos o tabagismo e a obesidade.

Elas podem ocorrer, tanto devido a prática desportiva, que acaba por forçar os membros superiores e eventualmente pode inflamar alguma parte do cotovelo. Como também pode ser desencadeada por esforço repetitivo de atividades cotidianas que fazemos em nossa casa ou no trabalho.

O Cotovelo

Cotovelo é o nome dado para a articulação que está localizada entre o braço e o antebraço, ligando assim seus ossos, o úmero ao rádio e a ulna. Assim como outras articulações do corpo, tem o funcionamento parecido com o de uma dobradiça, e é responsável pela extensão, flexão e rotação do antebraço em relação ao braço.

Ela abrange além dos três ossos mencionados acima, três ligamentos, duas articulações e um cápsula articular. São elas a articulação radioulnar proximal e distal, o ligamento colateral ulnar,  o ligamento colateral radial e o ligamento anular do rádio. Além disso, há também a cápsula articular e a membrana interóssea, que é responsável por as articulações radioulnares juntas.

Existem também uma série de músculos  presentes no antebraço e no cotovelo, que são responsáveis pelas movimentações, são eles: braquial, braquiorradial, bíceps braquial, supinador, tríceps braquial, Ancôneo, Pronador redondo e quadrado.

Como podemos ver, é uma das articulações mais complexas do corpo, e por ser uma das mais, senão a mais utilizada em nosso dia-a-dia, está sujeita a uma série de doenças que são bastante comuns de se ocorrer.

Doenças do Cotovelo

Tedinites no cotovelo: é uma inflamação no tendão que pode causar dor intensa, sensibilidade ao toque, limitação de movimentos, além da sensação de formigamento e queimação. Elas podem ocorrer no bíceps, no tríceps braquial, ou também no epicôndilo, como detalhadas abaixo.

Epicondilite  Lateral: ou cotovelo de tenista, é uma doença onde ocorre uma degeneração do tendão da musculatura extensora do antebraço, na sua origem no epicôndilo lateral, causando dor no cotovelo que piora ao estender o punho.

Epicondilite  Medial: ou cotovelo de golfista, é uma doença que causa dor na face interna do cotovelo. O processo ocorre como uma degeneração na origem da musculatura flexora do antebraço e a dor é referida próxima ao epicôndilo medial.

Tratamentos

A boa notícia é que o tratamento da maioria dos problemas que ocorrem no cotovelo, se dá por métodos conservador. O uso de gel, pomada ou compressas de gelo e também bandagens é o mais indicado, juntamente com medicamentos para a dor e também a inflamação.

Além disso, alguns tipos de exercícios, juntamente com fisioterapia são também indicados no caso das tendinites. Mas se nada disso está surtindo o efeito desejado, a Terapia por Ondas de Choques é a mais indicada, pois é um tratamento extremamente eficaz, além de ser não-invasivo.

Conclusão

Caso você esteja sentindo alguma dor ou desconforto no cotovelo, que já dura alguns dias e parece não passar, entre em contato com um ortopedista pois você pode estar com um problema mais grave do que uma simples dor muscular.

Uma avaliação com exame físico complementado por imagens é fundamental para descobrir a causa do problema e poder tratá-lo corretamente . Espero poder ter ajudado no entendimento das diversas possíveis causas de dor no cotovelo, e quais são as enfermidades relacionadas a isso.

Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários. Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIAS:

-Dor no Cotovelo e Braço

-Causas de Dor no Cotovelo