Dor no Quadril, o que pode ser?

Sentir dor ou algum desconforto no quadril é algo bastante comum para as pessoas conforme a idade vem chegando, atingindo quase 15% das pessoas com mais de 60 anos, principalmente para as mulheres.

A dor no quadril em si é um sintoma que  pode estar relacionado a doenças, desgastes de cartilagem ou trauma. Uma dor leve pode ser resultado de um  pequeno trauma e muitas vezes pode ser tratada com descanso, analgésico e  aplicação de calor.

Porém uma dor forte, ou persistente pode ser sintoma de algo mais grave, e nesse caso a visita a um ortopedista e o devido acompanhamento médico se fazem necessários.

Portanto, para poder aliviar a sua dor no quadril, é preciso antes saber qual é a causa do problema, já que existem diferentes tipos de dor, com diferentes causas.

Neste artigo veremos um pouco mais sobre o Quadril, suas partes, funções e também quais são os possíveis problemas que podem ocorrer nesta articulação, causando desconforto e dor .

O Quadril

O quadril é a articulação que existe entre a perna e o torso, onde o fêmur se encontra com a pelve (ou bacia).  Além dos ossos, também fazem parte dessa articulação músculos, ligamentos, gordura, nervos e líquido sinovial.

Sua principal função é suportar o peso do corpo e promover o equilíbrio, tanto em uma situação estática, quanto em movimento, seja andando ou correndo. Por ser responsável por grande parte dos nossos movimentos cotidianos, é imprescindível o seu bom funcionamento para que haja qualidade de vida.

Os músculos, tendões e ligamentos são os responsáveis pela estabilização e movimentação. Os principais ligamentos que ajudam a manter a estabilidade desta articulação são: ligamento iliofemoral, pubofemoral e isquiofemoral

Já em relação aos ossos, o quadril pode ser separado em duas partes: A cintura pélvica,  é formada por três ossos fundidos: ílio, ísquio e púbis. Já a coluna pélvica, a porção posterior da pelve que fica abaixo da coluna, é formada pelo sacro e pelo cóccix.

Os quadris de homens e mulheres apresentam clara diferença, por conta da estrutura na mulher projetada para favorecer a gestação e o parto. Por conta disso, a pelve feminina é maior, mais larga, rasa e ovalada. Enquanto a do homem é menor, mais pesada, mais estreita e mais musculosa, de modo que está mais apta para lidar com mais peso.

Como resultado dessa diferença, a pelve mais larga e  rasa deixam as mulheres mais propensas a sofrerem algum tipo de lesão na região.

Causas de Dor no Quadril

A dor que o paciente está sentindo no quadril pode não ser, necessariamente, por conta de uma enfermidade que está localizada diretamente nesta região. Veremos agora quais são as causas mais comuns para dor no quadril.

Existem dois problemas muito comuns na coluna vertebral, que podem causar dor reflexa na região do quadril. São eles:

– Ciatalgia: Ocorre na maioria das vezes por uma compressão de alguma estrutura que  forma o nervo ciático, tendo a causa, hérnias de disco, osteófitos (bico de papagaio), contraturas musculares, entre outros. Os principais sintomas são dor irradiada para a perna, com formigamento ou choques, conhecida como Síndrome Piriforme.

Hérnia de Disco: é uma condição médica relacionada a um problema com um dos discos cartilaginosos que ficam entre as vértebras da coluna. Ele ocorre quando o núcleo do disco se desloca de sua posição original

Agora entre os problemas mais comuns que encontramos que de fato são doenças originadas nessa região, temos:

– Tendinopatias: é a lesão que afeta os tendões (tendinopatia inflamatória), ela pode ocorrer por uma fraqueza e desequilíbrio muscular, ou esforço repetitivo. As principais tendinopatias no quadril são as dos glúteos, isquiotibiais e a pubalgia .

– Bursite: A bursite trocantérica leva esse nome pois acomete as bursas, pequenas bolsas de tecido conjuntivo cheias de líquido, localizadas entre os tendões glúteos e os trocânteres, como são conhecidas as proeminências ósseas da parte superior e lateral do fêmur (muitas vezes confundida pelos pacientes com a cabeça femoral).

– Artrose:  é uma doença degenerativa articular. Nela, ocorre o desgaste progressivo da cartilagem, ligamentos, meniscos, tendões e osso. Ela pode ser secundária, devido a causas determinadas, como sequelas de lesões articulares, deformidades, doenças reumáticas e metabólicas. Ou pode ser primária, resultante do envelhecimento, fatores genéticos e causas não determinadas.

Conclusão

Dor no quadril além de ser bastante desconfortável pode acabar  se tornando limitante dos movimentos  do dia-a-dia.

Caso você esteja sentindo alguma dor ou desconforto no quadril, que já dura alguns dias e parece não passar, entre em contato com um ortopedista pois você pode estar com um problema mais grave do que uma simples dor muscular.

Uma avaliação com exame físico complementado por imagens é fundamental para descobrir a causa do problema e poder tratá-lo corretamente .

Espero poder ter ajudado no entendimento das diversas possíveis causas de dor no quadril, e quais são as enfermidades relacionadas a isso.

Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários. Agora, se gostaria de agendar uma consulta, ficarei feliz em poder ajudar.

 Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIAS:

-Dor no Quadril em adultos (inglês)

-Dor no Quadril