Cáscara Sagrada: para que serve e como usar com segurança.

Olá, tudo bem?

Eu sou Dr. Oliver, eu sou médico e agora estou abordando sobre alguns remédios naturais e fitoterápicos aqui no meu blog.

Nesse artigo eu vou explicar tudo sobre a cáscara sagrada: o que ela é, para que ela serve, se ela realmente ajuda a emagrecer, porque e quando ela pode ser perigosa para sua saúde e como usar com segurança.

Honestamente não é o tipo de coisa que a gente acaba aprendendo durante a faculdade de medicina. Então, eu resolvi fazer uma pesquisa por conta própria, tanto do que as pessoas falam por aí, quanto o que tem de evidência científica.

Eu achei um artigo bem interessante, que é o trabalho de conclusão de curso de farmácia de uma aluna de faculdade de Minas Gerais. Inclusive estou colocando a referência do link ao final do artigo.

Então vamos lá?

Caso você prefira na forma de vídeo, esse artigo foi adaptado de um vídeo do meu canal do YouTube.

O que é a cáscara sagrada e como ela é usada

A cáscara sagrada é uma das plantas mais antigas usadas para fins medicinais e continua sendo usada até hoje. A cáscara sagrada é um remédio natural derivado da casca de uma árvore chamada Rhamnus purshiana.

A cáscara sagrada é uma planta nativa da América do Norte e tem sido usada há séculos pelos povos indígenas para tratar vários problemas de saúde, incluindo constipação e outros problemas do trato gastrointestinal.

É frequentemente usada como um laxante suave para aliviar a constipação e regular o trânsito intestinal. É conhecida por sua capacidade de estimular a contração dos músculos da parede intestinal, soltando o intestino.

Além disso, também pode ser usado para aliviar outros problemas de saúde como inchaço, dor abdominal e problemas de digestão.

A cáscara sagrada é comercialmente vendida em forma de comprimido ou cápsula e o uso natural, é feito com raízes, folhas e sementes da planta.

Os efeitos da planta no intestino ocorrem devido às substâncias antranóides, derivados de antracênicos e hidroantracênicos.

Essas substâncias, quando chegam no intestino, aceleram a contração muscular, aumentando a velocidade da passagem dos alimentos, além disso, diminui a absorção de água e sais minerais, assim como estimula secreção de muco, fazendo com que as fezes fiquem menos secas, mais líquidas.

A cáscara sagrada, possui alguns efeitos que podem ajudar a diminuir o peso da pessoa, mas isso não quer dizer que seja uma boa opção para o emagrecimento.

Agora vou explicar dos riscos e efeitos colaterais e depois eu explico com calma esse assunto.

Quais os riscos e efeitos colaterais da cáscara sagrada

A cáscara sagrada é considerada geralmente segura quando usada por curtos períodos e na dosagem certa.

No entanto, o uso prolongado ou em dose alta pode causar efeitos colaterais como diarreia, desidratação, perda de sais minerais, dor abdominal e desconforto gastrointestinal.

Além disso, se não usada da forma correta, pode ser tóxica para o fígado e dar arritmia.

Para que serve a cáscara sagrada?

A cáscara sagrada é indicada para pessoas com constipação, ou seja, intestino preso, mas a cáscara sagrada não pode ser indicada para pacientes que têm problemas intestinais crônicos, apendicite, doença de Crohn, sangramento retal e colite ulcerativa. Isso porque o uso exagerado que podere provocar a doença chamada de melanose coli.

A cáscara sagrada pode interagir com remédios como anticoagulantes, medicamentos para diabetes, para o coração e pressão arterial, por isso, é importante sempre consultar um médico antes de usar.

Tem mais uma coisa que a gente não pode deixar de esquecer, algumas pessoas também podem ser alérgicas à cáscara sagrada, e tem que evitá-la.

Além disso, esse medicamento não deve ser usado por gestantes, crianças e mulheres amamentando, porque não tem estudos suficientes comprovando a segurança para eles.

Então gente, como diz aquele velho ditado, a diferença entre remédio e veneno é questão de dosagem.Parte inferior do formulário

Então como usar? Antes de entrar nesse tópico, se você gosta desse tipo de conteúdo, gostaria de convidar para se inscrever no meu canal do YouTube, que lá sempre tem vídeo novo de saúde e medicina.

Então continuando…

Qual é a dosagem recomendada e como usar a cáscara sagrada de maneira segura e eficaz?

A dosagem recomendada para cáscara sagrada varia de acordo com a forma de preparo e a condição a ser tratada.

A Normativa n.02/2014 indica que o consumo do fitoterápico deve ser entre 20 e 30 mg de derivados hidroxiantracênicos expressos em cascarosídeo A. O laboratório poderá delimitar a posologia desde que a quantidade de marcador químico presente no produto não ultrapasse o valor estipulado na normativa.

Em geral, as dosagens do extrato usadas nos estudos clínicos variam de 0,5 a 15 gramas por dia. No entanto, é importante que você siga as instruções de dosagem na embalagem do produto e as orientações do seu médico ou farmacêutico.

A cáscara sagrada geralmente é encontrada em forma de pó, cápsulas, comprimidos e tintura.

Um exemplo de remédio conhecido com cáscara sagrada é a eparema.

A tintura é diluída antes de ser usada e a dosagem recomendada é de 15 a 60 gotas, 3 vezes ao dia.

É importante lembrar que a cáscara sagrada não deve ser usada por mais de uma semana consecutiva. Além disso, é importante evitar o uso de cáscara sagrada juntamente com outros laxativos e medicamentos que afetam o trânsito intestinal.Parte superior do formulário

Quando for comprar cáscara sagrada, é importante procurar por produtos que tenham sido testados e certificados como seguros e eficazes. É importante verificar se o produto contém a dose recomendada de cáscara sagrada e se ele foi fabricado por uma empresa confiável e respeitável.

Além disso, é importante verificar se o produto contém outros ingredientes que podem causar efeitos colaterais indesejados.

Como é feito o chá de cáscara sagrada

Para fazer o chá de cáscara sagrada, você vai precisar de cerca de 1-2 gramas de cáscara sagrada em pó ou cerca de 2-4 gramas de cáscara sagrada em forma de cascas secas. Você também vai precisar de água quente.

  1. Comece colocando a cáscara sagrada em uma panela limpa e adicione água quente.
  2. Leve a mistura ao fogo e deixe ferver por cerca de 10 minutos.
  3. Depois de ferver, retire do fogo e deixe esfriar por cerca de 5 minutos.
  4. Coe a mistura e beba o chá quente, mas cuidado para não se queimar!

É importante notar que o uso de cáscara sagrada pode ter efeitos colaterais, como náusea, diarreia e dor abdominal.

Outra coisa importante que não posso deixar de falar, que esse remédio é mais sintomático, se você tem o intestino preso e não sabe a causa é muito importante investigar, pode ser uma coisa mais séria.

E mesmo que não seja algo grave, talvez seja o caso de melhorar sua dieta e não ficar tomando remédios por conta própria, não é verdade?

Bom gente, como eu prometi, vou falar agora um pouco sobre a questão do emagrecimento.

A cáscara sagrada ajuda no emagrecimento?

A cáscara sagrada ajuda a soltar o intestino e perder água do corpo, então a pessoa acaba diminuindo de peso, mas isso não é perder gordura corporal. Acredita-se que ela diminui um pouco a absorção de gorduras, mas ainda não tem estudos suficientes comprovando a eficácia desse efeito.

Não podemos esquecer também que não se deve usar por mais de uma semana direito, então não é uma boa indicação como remédio para perda de peso.

Os riscos são maiores que os benefícios.Parte superior do formulário

É importante lembrar que a cáscara sagrada é considerada uma substância muito potente e deve ser usada com cuidado e somente como indicado por um profissional de saúde.

Mais um alerta importante, às vezes ela pode ser vendida junto com o sene, que pode ser mais tóxico ainda, se não usado corretamente.Parte superior do formulário

Agora conta para mim, você sabia disso tudo sobre a cascara sagrada?

Se gostou do conteúdo, convido para se inscrever no meu canal e acompanhar meus outros vídeos. Espero que tenha ajudado, um grande abraço e até a próxima!

Referência:

https://repositorio.uniube.br/bitstream/123456789/849/1/ESTUDO%20DA%20ESP%C3%89CIE%20Rhamnus%20purshiana%20DC%20CONHECIDA%20C%C3%81SCARA%20SAGRADA.pdf