O entorse do tornozelo é uma das lesões mais comuns do pronto-socorro ortopédico, sendo o entorse mais comum que afeta nosso corpo.
Neste artigo você vai aprender:
- O que é o entorse do tornozelo
- Qual a anatomia do tornozelo e as estruturas envolvidas no entorse
- Qual a classificação do entorse de tornozelo
- Quais os sintomas
- Quais os exames para o diagnóstico
- Quais os tipos de tratamento para o entorse do tornozelo
O que é o entorse do tornozelo
O entorse do tornozelo (torção) é uma lesão decorrente de trauma torcional, levando a uma lesão de partes moles que pode incluir cápsula articular, ligamentos, músculos e tendões. É uma das lesões traumáticas mais comuns na população ativa. Os principais ligamentos são: fibulotalar anterior e posterior, fibulocalcâneo e deltóide.
Ele pode ser classificado em três graus de acordo com a gravidade da lesão (avaliada clinicamente). O grau 1 é considerado um estiramento dos ligamentos, o grau 2 é considerada uma lesão parcial dos ligamentos, e o grau 3 é a lesão total dos ligamentos.
Anatomia do tornozelo
A articulação do tornozelo é composta por três ossos: a tíbia e a fíbula (que são os ossos da perna) e o tálus (que é o osso mais superior, conectando a perna com o restante do pé). Além das estruturas ósseas e suas superfícies de cartilagem, a sua estabilização é feita por diversos ligamentos, com três principais complexos ligamentares, o deltóide (medial ou interno), o lateral (externo) e a sindesmose tibiofibular distal. Além dessas estruturas, temos ainda a cápsula articular e os tendões que atravessam a articulação do tornozelo, dando estabilidade secundária.
Estes complexos ligamentares são compostos por diversos outros ligamentos menores: ligamento deltóide apresenta sua porção profunda e superficial, a sindesmose tibiofibular apresenta os ligamentos tibiofibulares anteriores e posteriores e o ligamento interósseo. Por fim, o complexo ligamentar lateral de estabilização do tornozelo é composto por três principais ligamentos, os ligamentos fibulotalares anterior e posterior e o ligamento fibulocalcâneo.