Você sabia que a epicondilite é uma das tendinopatias mais comuns nos membros superiores e a mais comum na região do cotovelo? A epicondilite lateral ainda apresenta incidência maior na população quando comparada a medial. Ela pode ser incapacitante, mas felizmente os avanços relacionados à terapia regenerativa ajudaram a resolver com eficácia esse problema!
Neste artigo vamos abordar:
- O que é epicondilite
- O que é a epicondilite lateral e qual a diferença do cotovelo do tenista
- O que causa a epicondilite e quais os fatores de risco
- Quais os sintomas da epicondilite lateral
- Quais os tratamentos e como prevenir
- Infiltração para epicondilite lateral ou Terapia de Ondas de Choque?
- Cirurgia para epicondilite lateral
Vamos lá?
O que é epicondilite?
Epicondilite é o nome dado a doença que afeta a origem dos tendões do cotovelo na região do epicôndilo, semelhante a uma tendinite. A epicondilite lateral e medial são as duas principais causas de dor no cotovelo no consultório de ortopedia.
O que é epicondilite lateral?
Os termos cotovelo de tenista e epicondilite lateral são sinônimos. A epicondilite lateral é uma doença onde ocorre uma degeneração do tendão da musculatura extensora do antebraço, na sua origem no epicôndilo lateral, causando dor no cotovelo que piora ao estender o punho.
É conhecida como cotovelo de tenista, pois foi descrita inicialmente em atletas do esporte, que desenvolviam a lesão pelo “backhand”. Também está relacionada a outras atividades com esforço repetitivo como musculação ou digitação, mas é mais predominante em pessoas sedentárias.