Description: C:\Users\Lourenço\Desktop\MKT Digital\Ortopedista em São Paulo\Imagens\Fenergan.jpg

            O fenergan é um remédio anti-histamínico, ou seja, ele um antialérgico. A histamina é uma substância produzina pelo organismo por diversas células. Ela é uma das principais substâncias presentes na alergia.

            Ela que deixa a pele vermelha, inchada e toda “empelotada”. O excesso dela por levar até ao edema da glote, impedindo a pessoa de respirar direito, podendo levar até à morte. Assim, a prometazina age bloqueando o efeito da histamina e sua principal indicação é em reações alérgicas e anafiláticas.

            Ela também tem efeito anti-hemético, assim como o Dramin, sendo utilizada em alguns casos na prevenção de náuseas e vômitos. Inclusive para animais é mais indicada para isso. Outra função do Fenergan, é para controle de agitação e como sedativo.

            Esse remédio é contra-indicado para pacientes com glaucoma, mulheres amamentando e crianças com menos de 2 anos e também pessoas com doenças no sangue. Também não deve ser usada junto com bebida alcoólica, pois seu efeito é potencializado, assim como o Miosan.

            Ironicamente, apesar de ser um remédio anti-alérgico, algumas pessoas podem ter alergia ao Fenergan, mas é bem raro. Ele tem como principais riscos e efeitos colaterais a tontura, sonolência, visão borrada, vermelhidão, coceira, boca seca e azia. Mas sem dúvida o sono e a tontura são os principais.

            A prometazina não é um remédio controlado, é um remédio de receita comum e não fica retida na farmácia na hora da compra, como alguns analgésicos como o Tramadol e a Codeína.

            Ela existe na apresentação em creme, via oral em comprimidos e xarope, e também na apresentação injetável, intramuscular. A forma em creme é mais usada para alergias locais como picadas de insetos e dermatites de contato, e a forma em xarope usada para quadros alérgicos nas vias aéreas.

            Já a na forma em comprimidos ou injeção, são mais usadas para quadros mais graves de alergia, anafilaxia, agitação, náuseas e vômitos. Aqui tem duas observações importantes, os comprimidos não devem ser divididos e a injeção não deve ser feita na veia, só intramuscular.

            O efeito do Fenergan dura por aproximadamente 4 a 6 horas no organismo. Então é recomendado o uso de 2 a 6 comprimidos por dia dividido em 2, 3 ou 4 tomadas, dando um total de 25 a 100 miligramas por dia.

            Ele  serve como remédio sintomático e terapêutico, então se você não sabe a causa do problema, no caso, principalmente a alergia, é fundamental que procure um médico, para o diagnóstico adequado e melhor forma de tratamento.

            Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários. Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIA:

BULA