A Clavicula é o osso em formato de S, que se encontra localizado na região do ombro e faz a ligação do tronco com os membros superiores (braços). Apesar de ser um osso longo, não possui medúla óssea.

Sua função é servir de suporte para a escápula e os músculos do ombro, como se fosse um guindaste, permitindo o uso livre do braço em toda sua movimentação.

Fratura

A Fratura na Clavícula costuma ser provocada por algum impacto, em geral resultante de queda ou acidentes. Essa fratura é mais comum de ocorrer em jovens até 25 anos ou idosos com mais de 70. Entre os jovens, ela é mais frequente no gênero masculino. Adultos são somente 5% dos casos.

Em geral a parte proximal do osso (perto do externo) se eleva em relação a parte distal (perto do braço) quando há fratura. Os sintomas são dor local, dificuldade de movimentar o braço, inchaço e eventualmente dor nos músculos do ombro.

O diagnóstico é feito através do exame de raio-x. Ressonância Magnética ou Tomografia são utilizadas somente em casos mais graves onde se acredita haver danos a outros tecidos, como nervos ou vasos sanguíneos.

Tratamento

O tratamento em geral é feito pelo imobilização do braço através de uma tipóia por duas semanas. Medicamentos para dor como anti-inflamatórios e analgésicos também são utilizados. A intervenção cirúrgica só se faz necessária quando existe fratura exposta, ou houve lesão nos nervos e/ou vasos sanguíneos da região.

O uso normal do braço, principalmente em relação a força, pode demorar até 6 meses para retornar, portanto é imprescindivel que seja feito fisioterapia após o fim da imobilização, para acelerar a recuperação total. O uso da Terapia por Ondas de Choque também é um grande aliado na recuperação do osso e na diminuição da dor e inflamação.

Conclusão

Espero poder ter ajudado no entendimento sobre Fratura na Clavícula. Lembrando que o acompanhamento e tratamentos pós-fratura são imprecindível para rápida e bem-sucedida recuperação.

Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários.

Agora, se gostaria de agendar uma consulta, ficarei feliz em poder ajudar, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIAS:

-Fratura na Clavícula (inglês)

-Tratamentos para Fratura na Clavícula