A luxação, também conhecida popularmente como deslocamento, acontece quando a articulação perde a sua congruência, com um osso desviando em relação ao outro. Ela causa espanto e preocupação muito grandes aos pacientes, pois a dor é intensa e o paciente costuma ter alguma deformidade.

As luxações ocorrem com maior frequência por traumas torcionais. Porém, um entorse não necessariamente causa uma luxação, muitas vezes ocorre somente um edema (inchaço) decorrente de uma contusão.

A luxação é considerada como uma urgência na ortopedia, devendo ser reduzida o mais rapidamente possível, por um médico.

É importante que antes de ser colocada no lugar, ela deve ser avaliada por um ortopedista, pois muitas vezes existem fraturas ósseas associadas que podem modificar a conduta do tratamento.

Da mesma forma, é importante que a colocação do osso no lugar seja realizada por um médico ortopedista, pois algumas vezes, algum ligamento ou tendão pode ficar entre os ossos na hora de colocar no lugar, e isto é muito mais comum quando realizado com técnica inadequada.

O que é uma Fratura?

Uma fratura é uma perda de continuidade óssea, em geral decorrente de algum tipo de trauma. Existem também fraturas patológicas, que ocorrem devido a alguma enfermidade, mas esse não será o nosso foco.

As fraturas podem ocorrer em diferentes regiões do osso, como epífise, diáfise e metáfise, e são classificadas conforme o “traço” da lesão. Diferentes lesões são resultados de diferentes forças agindo sobre o osso.

Assim como a luxação, o diagnóstico é feito através de imagens, para confirmar a fratura. A partir daí o ortopedista vai decidir qual é o melhor jeito de tratar, seja através de um simples imobilização, ou em casos mais complexos, se existe a necessidade de fazer uma cirurgia, podendo haver a colocação de pinos, placas e parafusos para estabilizar o osso.

Fraturas e luxações

Em teoria, todos os ossos estão sujeitos a possibilidade de serem fraturados, assim como qualquer articulação pode sofrer uma luxação.

Porém, o que vemos nos pronto-socorros, é que existem membros e ossos muito mais suscetíveis a fraturas e luxações do que os outros. Sendo o pé e o tornozelo os mais comuns de sofrerem alguma lesão.

Portanto, vamos agora ver um pouco sobre os membros do corpo mais propensos a ter algum problema decorrentede um trauma:

-Pé e Tornozelo

-Mão e Punho

-Tíbia e Fíbula

-Úmero

-Antebraço

-Fêmur

Conclusão

Fraturas e luxações são emergências médicas que precisam ser tratadas com urgência para que o paciente possa ter sua saúde reestabelecida sem nenhuma perda ou restrição de movimento.

Caso você esteja sentindo alguma dor ou desconforto em uma região que já sofreu algum tipo de trauma, seja ele fratura, luxação, ou mesmo um simples entorse, entre em contato com um ortopedista para poder identificar o que está causando esse desconforto.

Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários. Agora, se gostaria de agendar uma consulta, ficarei feliz em poder ajudar.

Ficarei feliz em poder lhe ajudar. Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIAS:

-Luxação

-Fraturas