Os músculos do nosso corpo são constituídos  por fibras musculares (células estriadas). As lesões nessas células musculares podem ter diferentes causas, e diferentes tipos.

Seja você atleta, praticante de esportes, ou somente alguém que gosta de se exercitar, todos estão sujeitos a sofrer ese tipo de lesões, e todas elas são extremamentes desconfortáveis e afetam o nosso dia-a-dia.

Dependendo da modalidade e intensidade do esporte praticado, os traumas nos músculos representam de 15% até 55% da lesões ocorridas.

Tipos de Lesão Muscular

As lesões podem ser classificadas em três níveis: leves, moderadas e graves (ou graus I, II e III). Outra possíveis classificações, é de acordo com outros fatores da lesão:

-Diretas e Indiretas: Lesões diretas são decorrentes das situações de impacto. Lesões  indiretas ocorrem na ausência de contato, como durante a musculação.

-Traumáticas e Atraumáticas: Lesões traumáticas como contusões, lacerações e pelo estiramento muscular. Lesões atraumáticas: como cãibras (ou distensôes) e dor muscular tardia.

-Parciais ou Totais: Lesões parciais afetam parte do músculo. Lesões totais afetam a totalidade do músculo e acarretam deformidade aparente, assimetria e perda da movimento.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são dor no local, edema (inchaço), hematoma (em lesões diretas) , fraqueza muscular e dificuldade ou impossibilidade de movimentar o músculo afetado. Quando há ruptura muscular completa, é comum haver rompimento de vasos sanguíneos que causam o aparecimento de um grande hematoma.

Diagnóstico

A avaliação é feita com base na análise clínica da região afetada e do histórico do paciente. Exames de imagem como radiografia, ressonância magnética e eletromiograma podem ser utilizados para avaliar a gravidade da lesão.

Tratamento

Em geral o tratamento envolve o uso de compressa de gelo para diminuir o inchaço e dor, nos primeiros dias. Também se faz o uso de analgésico, anti-inflamatórios e relaxante muscular para controlar a dor e inchaço.

Conclusão

Espero poder ter ajudado no entendimento dos tipos de lesões musculares que existem. Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários.

Agora, se gostaria de agendar uma consulta, ficarei feliz em poder ajudar, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIA:

Lesão Muscular

Lesões Musculares