Lesões ligamentares no joelho

Neste post, e também no vídeo, vamos falar um pouco sobre os diferentes ligamentos do joelho, suas funções e as possíveis lesões que podem ocorrer em cada um deles, e sobre a cirurgia de Reconstrução Ligamentar.

O joelho, é a maior articulação do corpo. Muitos creem ser apenas uma dobradiça, mas na verdade é uma articulação complexa, que realiza movimentos em todos os planos (movimentos de rotação, flexão-extensão e para os lados).

Por apresentar uma baixa congruência entre os ossos do fêmur e tíbia, ela depende dos ligamentos mais que outras articulações, para sua estabilidade.

Ao se pensar na reconstrução ligamentar, devemos entender o tipo de instabilidade, a demanda e as expectativas do paciente.

Anatomia Do Joelho (meniscos E Ligamentos) Imagem

As lesões podem ser classificadas clinicamente quanto à direção da instabilidade (anterior, posterior, medial, lateral, etc.) ou quanto ao grau de abertura articular (grau 1 (B)- abertura menor que 5mm, grau 2 (C) – abertura de 5 a 10mm, e grau 3 (C) – maior que 10mm).

Estágios Da Lesão Ligamentar

De forma simplificada, podemos realizar a reconstrução ligamentar de 4 principais ligamentos: o cruzado anterior, o cruzado posterior, o colateral medial e as estruturas do canto posteroleteral.

Ligamento cruzado anterior (LCA)

O ligamento cruzado anterior é o responsável pela estabilidade anterior, ele está localizado dentro do joelho e compõe o pivô central junto com o cruzado posterior. Atua de forma secundária na estabilidade rotacional e é frequentemente lesado em partidas de esportes com movimento de pivô e contato, como futebol e basquetebol.

Ligamento cruzado posterior (LCP)

O ligamento cruzado posterior é responsável pela estabilidade posterior. Ele é o ligamento mais resistente do joelho e está no centro de rotação do mesmo. Atua na estabilidade rotacional e é frequentemente lesado em traumas diretos na região anterior do joelho e traumas de maior energia.

Ligamento colateral medial (LCM)

O ligamento colateral medial é o responsável pela estabilidade do lado interno (medial) do joelho. Ele é mais superficial que os cruzados e é frequentemente lesado em atividades esportivas com movimento rotacional ou trauma na face externa do joelho.

Ligamento colateral lateral (LCL) e canto posterolateral (CPL)

As estruturas do canto posterolateral dão estabilidade na face externa (lateral) do joelho. Ele apresenta três principais estruturas: o ligamento colateral lateral, o tendão do músculo poplíteo e o ligamento popliteofibular. Geralmente está associado a lesões complexas do joelho, combinado muitas vezes com lesão do LCA ou LCP.

Reconstrução Ligamentar

Habitualmente, a reconstrução ligamentar é feita para o ligamento cruzado anterior rompido, por ser mais comum e persistir com sintomas apesar do tratamento não cirúrgico. Trata-se de uma lesão tão comum que é frequente realizar uma segunda cirurgia de LCA no mesmo joelho ou no joelho contralateral.

Em segundo lugar estão as lesões do LCP e do CPL, por apresentarem frequência intermediária e sintomas persistentes. A reconstrução ligamentar isolada do LCM é pouco frequente, mesmo sendo uma lesão comum. Isso ocorre, pois é um ligamento com bom potencial de cicatrização.

Reconstrução Multiligamentar Do Joelho (cruzados Anterior E Posterior)

Reconstrução multiligamentar do joelho (cruzados anterior e posterior)

Em outros tópicos abordaremos mais especificamente cada uma dessas lesões, com suas particularidades, detalhes técnicos e de recuperação.

Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema, escreva nos comentários abaixo, e se você teve algum tipo de fratura ou outra lesão traumática e gostaria de agendar uma consulta entre em contato com a clínica e agende uma consulta com Dr Oliver Ulson, ficarei feliz em poder ajudar.

Referências:

Lesões ligamentares no joelho (em inglês)

Entorse de Joelho(em inglês)

Causas das lesões nos joelhos(em inglês)

Lesões comuns nos joelhos(em inglês)