Neste post, e também no vídeo, vamos falar um pouco sobre os diferentes ligamentos do joelho, suas funções e as possíveis lesões que podem ocorrer em cada um deles, e sobre a cirurgia de Reconstrução Ligamentar.
O joelho, é a maior articulação do corpo. Muitos creem ser apenas uma dobradiça, mas na verdade é uma articulação complexa, que realiza movimentos em todos os planos (movimentos de rotação, flexão-extensão e para os lados).
Por apresentar uma baixa congruência entre os ossos do fêmur e tíbia, ela depende dos ligamentos mais que outras articulações, para sua estabilidade.
Ao se pensar na reconstrução ligamentar, devemos entender o tipo de instabilidade, a demanda e as expectativas do paciente.
As lesões podem ser classificadas clinicamente quanto à direção da instabilidade (anterior, posterior, medial, lateral, etc.) ou quanto ao grau de abertura articular (grau 1 (B)- abertura menor que 5mm, grau 2 (C) – abertura de 5 a 10mm, e grau 3 (C) – maior que 10mm).
De forma simplificada, podemos realizar a reconstrução ligamentar de 4 principais ligamentos: o cruzado anterior, o cruzado posterior, o colateral medial e as estruturas do canto posteroleteral.
O ligamento cruzado anterior é o responsável pela estabilidade anterior, ele está localizado dentro do joelho e compõe o pivô central junto com o cruzado posterior. Atua de forma secundária na estabilidade rotacional e é frequentemente lesado em partidas de esportes com movimento de pivô e contato, como futebol e basquetebol.
O ligamento cruzado posterior é responsável pela estabilidade posterior. Ele é o ligamento mais resistente do joelho e está no centro de rotação do mesmo. Atua na estabilidade rotacional e é frequentemente lesado em traumas diretos na região anterior do joelho e traumas de maior energia.
O ligamento colateral medial é o responsável pela estabilidade do lado interno (medial) do joelho. Ele é mais superficial que os cruzados e é frequentemente lesado em atividades esportivas com movimento rotacional ou trauma na face externa do joelho.
As estruturas do canto posterolateral dão estabilidade na face externa (lateral) do joelho. Ele apresenta três principais estruturas: o ligamento colateral lateral, o tendão do músculo poplíteo e o ligamento popliteofibular. Geralmente está associado a lesões complexas do joelho, combinado muitas vezes com lesão do LCA ou LCP.
Habitualmente, a reconstrução ligamentar é feita para o ligamento cruzado anterior rompido, por ser mais comum e persistir com sintomas apesar do tratamento não cirúrgico. Trata-se de uma lesão tão comum que é frequente realizar uma segunda cirurgia de LCA no mesmo joelho ou no joelho contralateral.
Em segundo lugar estão as lesões do LCP e do CPL, por apresentarem frequência intermediária e sintomas persistentes. A reconstrução ligamentar isolada do LCM é pouco frequente, mesmo sendo uma lesão comum. Isso ocorre, pois é um ligamento com bom potencial de cicatrização.
Reconstrução multiligamentar do joelho (cruzados anterior e posterior)
Em outros tópicos abordaremos mais especificamente cada uma dessas lesões, com suas particularidades, detalhes técnicos e de recuperação.
Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema, escreva nos comentários abaixo, e se você teve algum tipo de fratura ou outra lesão traumática e gostaria de agendar uma consulta entre em contato com a clínica e agende uma consulta com Dr Oliver Ulson, ficarei feliz em poder ajudar.
Referências:
–Lesões ligamentares no joelho (em inglês)