Lesões na Cartilagem do Joelho

As lesões na cartilagem do joelho podem ocorrer tanto na Patela, chamada de Condromalácia Patelar (veja mais aqui), quanto na cartilagem localizada na extremidade do fêmur e da tíbia, que será o foco deste artigo. A Osteocondrite Dissecante (veja mais aqui) é outra causa de lesão na cartilagem.

                Essas lesões podem ser classificadas em dois tipos: Microtraumas de Repetição, ou Traumas Agudos. Os Micro Traumas de Repetição são pequenas lesões causadas normalmente por treino excessivo e falta do devido descanso entre as atividades físicas.

                Isso vai causando o surgimento e gradativo aumento de pequenas fissuras na cartilagem. Sem tratamento, isso pode gerar uma reação inflamatória crônica e até mesmo Artrose.

                Já os Traumas Agudos ocorrem em decorrência de contusões (traumas) no joelho, sejam impactos ou entorses, e costumam ser resultado da prática de esportes de contato ou acidentes em atividades como o skate ou ciclismo.O impacto ocorrido pode acabar “arrancando” um pedaço da cartilagem.

Sintomas

                Os sintomas são dor no joelho, inchaço, estalos e crepitação (atrito), rigidez podendo também ocorrer travamentos e sensação de algo solto dentro da articulação. Esses sintomas são piorados por atividades físicas.

Diagnóstico

                O principal exame utilizado para o diagnóstico de lesões nas cartilagens é a ressonância magnética. O exame clínico e o Raio-X podem ajudar, porém somente com a ressonância o médico vai conseguir identificar o tipo e tamanho da lesão existente.

Tratamentos

Figurante.

                O tratamento escolhido pelo cirurgião ortopedista vai variar conforme o tipo, causa, grau e tamanho da lesão, assim como a idade do paciente.

                A Fisioterapia é indispensável para a boa evolução do tratamento, além disso procedimentos como viscossuplementação por ácido hialurônico ou outros tipos de infiltração podem ajudar a tratar os sintomas, quando a lesão é pequena.

                Porém a maioria dos tratamentos utilizados são cirúrgicos, conforme veremos abaixo.

Transplante de Cartilagem ou Mosaicoplastia

                O Transplante de Cartilagem, também chamado de Transplante Osteocondral ou Mosaicoplastia, é uma cirurgia onde se substitui a cartilagem danificada, por uma saudável. A Cartilagem utilizada pode ser do próprio paciente, ou de um doador. Esse tipo de cirurgia também é feito através da Artroscopia.

Preenchimento da cartilagem com biomembrana

                Este é um tratamento chamado de Regenerativo. Ele começa com a remoção da cartilagem danificada e a realização de perfurações (microfraturas) de 3 a 4 mm, para chegar a células-tronco localizadas no interior do osso e trazê-las até a região danificada.

                Depois é moldada a membrana de colágeno, com um gabarito de alumínio, e suturada. Em seguida a adesão é feita com cola de fibrina, a fim de transformá-la em uma cartilagem artificial, similar à original que foi retirada.

Artroscopia

                Considerado pouco invasivo, é um dos procedimentos cirúrgicos mais tradicionais para casos de condropatia em grau mais avançado. Com o auxílio de uma microcâmera, busca tratar lesões no interior do joelho. Sua principal finalidade é a regularização da cartilagem a partir da remoção de fragmentos da cartilagem “amolecida” e da limpeza geral da articulação.

                Deve ser adiado quando possível, pois a regularização da superfície inclui uma diminuição da espessura da cartilagem, o que pode ser ruim para o longo prazo. Lembrando que outras técnicas também são utilizadas através da técnica artroscópica.

Microfraturas

                Nesta técnica, após ser feita  a remoção da cartilagem danificada, é realizado uma série de perfurações chamadas de microfraturas. Essas perfurações visam atingir o osso, e possibilitar a formação de coágulos sanguíneos, que vão regenerar a cartilagem.

                Porém, a cartilagem regenerada (fibrocartilagem) é de um tipo diferente da originalmente encontrada no joelho, sendo menos resistente que a original.

Conclusão

                As Lesões na Cartilagem do Joelho pode ser uma condição incapacitante, que muitas vezes necessita de tratamento cirúrgico. Caso esteja sentindo alguma dor no joelho, ou dificuldade de uso dessa articulação, procure um especialista.

                Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIAS:

­- Tratamento com membrana de colágeno

– Ressonância magnética para avaliação do joelho

– Tratamentos para lesões condrais no joelho