Medicamentos e suplementos para Artrose

Radiografia De Artrose Medial Com Deformidade Em Varo Dos Joelho Melhor Evidenciada Na Imagem De Rosemberg

Quando realizamos movimentos triviais do nosso dia-a-dia, como caminhar, correr, saltar e aterrissar, nossos joelhos estão, automaticamente, sendo impactados e recebendo elevadas cargas, o que pode desencadear uma série de lesões em componentes como os tecidos moles.

Por exemplo, inflamações de tendões (as temidas tendinites) e rupturas. Mas, apesar de um certo grau de complexidade, todas estas patologias podem ser perfeitamente revertidas com os tratamentos oferecidos hoje em dia pela ortopedia. Exceto uma, a Artrose!

Essa condição é um distúrbio crônico e que tende a se agravar com o avançar da idade. Por ser irreversível, é uma enfermidade para a qual ainda não há cura, ou seja, nenhum tratamento é comprovado como 100% eficaz, mas há métodos que podem minimizar os sintomas e proporcionar ao paciente uma vida mais saudável e confortável para a realização de atividades cotidianas.

Um exemplo é o tratamento com medicamentos e suplementos. Mais abaixo, falaremos mais sobre esta opção.

Tratamento com medicamentos e suplementos

suplementos alimentares

Com os resultados obtidos nos exames, o ortopedista poderá indicar o tratamento mais adequado. Em casos mais leves, em que a dor causada por artrose no joelho não é incapacitante, a medicação pode ser uma boa alternativa.

Entre os analgésicos, que aliviam a dor e permitem o paciente retomar suas atividades do dia-dia, o paracetamol (Tylenol) é o mais prescrito. Ele pode ser tomado três a quatro vezes ao dia ou de acordo com a orientação médica baseada na intensidade dos sintomas de cada caso.

Já para quadros de dor mais intensa ou que não obtiveram avanço com analgésicos comuns, os opioides podem ser receitados. Existem os opioides tradicionais, como a codeína (Codein) e o tramadol (Tramal), e versões mais potentes, casos da morfina, da oxicodona e da metadona, utilizados quando as dores são mais limitadoras para o paciente.

Já os anti-inflamatórios são mais recomendados para momentos considerados de crise, ou seja, quando as dores se intensificam, já que podem causar efeitos colaterais, como úlcera gástrica e insuficiência renal, quando usados com frequência.

As opções de anti-inflamatórios, que podem ser tomados como comprimidos ou injeção, são diclofenaco (Cataflam, Voltaren), ibuprofeno (Alivium) ou naproxeno (Flanax).

Há também os suplementos – ainda que muitos produtos sejam considerados ineficazes. Entre os recomendados por especialistas, estão o Colágeno não hidrolisado tipo 2, a Glucosamina e Condroitina, que contribuem mantendo a elasticidade da cartilagem e lubrificando as articulações. No entanto, sejam medicamentos ou suplementos, é contraindicado o uso sem uma orientação médica.

Conclusão

A artrose é uma das muitas lesões que acometem o joelho. No entanto, ao contrário das outras, ela não pode ser curada com nenhum tratamento, já que é crônica e tende a progredir com o avançar da idade – por isto, os idosos são os principais alvos.

Além da idade avançada, há ainda outros fatores de risco, como obesidade e traumatismo direto. A dor é o principal sintoma, mas o paciente pode sofrer também com inchaço e o enfraquecimento e o depauperamento dos músculos da coxa. O diagnóstico pode ser feito após avaliação clínica e exames físico e de imagem.

É bem verdade que hoje em dia não há tratamento que, comprovadamente, reverta o quadro de artrose no joelho, mas diferentes técnicas podem minimizar os sintomas, permitindo que o paciente sofra menos e possa realizar atividades cotidianas.

Entre as opções, estão os medicamentos. Os analgésicos são receitados para os estágios mais leves de dor, enquanto os anti-inflamatórios são mais indicados para momentos de crise, já que podem causas efeitos colaterais diante de uso frequente.

Há ainda os suplementos, que proporcionam mais elasticidade da cartilagem e lubrificação das articulações, ajudando a retardar a evolução desta condição, que pode se tornar incapacitante,

Espero que este artigo tenha ajudado. Veja mais artigos sobre o tema no meu site. Agora, se precisa de consulta médica ficarei feliz em poder ajudar. Atendo em Higienópolis, Itaim Bibi / Jardins e Alphaville. Até breve!

Referências (em inglês):

-Suplementos para Artrose

-Suplementos para Artrose no Joelho

-Medicamentos para Artrose (osteoartrite)