Meniscectomia Artroscópica Parcial

A Meniscectomia Artroscópica é uma cirurgia minimamente invasiva feita para a retirada parcial do Menisco através da técnica da Artroscopia. Os meniscos são estruturas semicirculares de fibrocartilagem, com inervação e vascularização parcial, localizadas entre os côndilos femorais e tibiais do joelho. Eles estão pares (menisco medial e lateral) e recobrem até dois terços da superfície articular da tíbia.

Ele exerce diversas funções no joelho, como nutrição articular, diminuição do atrito (aumento de congruência articular), absorção do impacto, estabilidade (menisco medial) e propriocepção (percepção no espaço e equilíbrio).

Indicação

Essa cirurgia é indicada quando o paciente está com alguma lesão meniscalNa ocorrência de alguma ruptura de parte do menisco, o paciente vai senter dor e inchaço, podendo chegar a ponto de impedir o movimento da articulação.

Pode ser utilizada para se tratarem tanto lesões traumáticas (causadas por algum trauma direto ou como resultado de algum movimento “desencadeante”) ou também para lesões degenerativas que progrediram a ponto de requisitar uma intervenção cirúrgica.

A Meniscectomia é indicada por ser um procedimento razoavelmente simple, e rápido de ser feito, e por ser minimamente invasiva, propicia uma recuperação mais rápida do que uma cirurgia de joelho aberto.

Tratamento

Esse procedimento cirúrgico é feito através da Artroscopia, ou seja, são feitas duas incisões de aproximadamente 1cm de comprimento, por onde em uma vai ser introduzido uma câmera para a vizualização do Menisco, e na outra os equipamentos utilizados.

Após ser localizada a região lesionada, ela será removida masde modo que se preserve o máximo possível da parte saudável do Menisco. Dessa maneira, esse procedimento busca preservar a saúde da articulação, evitando que se precise usar suturas, para que haja uma rápida recuperação.

Pós-Operatório

Como comentado anteriormente, a recuperação após a realização da Meniscectomia Artroscópica é muito mais rápida quando comparada a realização da mesma cirurgia por técnica aberta. A cicatrização dos tecidos cidade forma mais rápida pois não requer grandes cortes na pele e nas estruturas mais profundas.

O tempo de recuperação costuma ser entre 2 e 4 semanas, desde que seguidas as orientações do médico. Sendo mais rapida que a sutura do menisco, que precisa esperar a cicatrização da parte do menisco que foi suturada (pontos). Recomenda-se o uso de muleta nos primeiros dias para evitar a carga no joelho operado.

Além do uso de medicamentos para controle da dor e inflamação, é imprecindível que se faça a fisioterapia para recuperação total da articulação e sua movimentação.

Conclusão

As Lesões no Menisco do joelho podem ser incapacitantes, e muitas vezes necessita de tratamento cirúrgico. Caso esteja sentindo alguma dor no joelho, ou dificuldade de uso dessa articulação, procure um especialista.

Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIAS:

– Maniscectomia Artroscópica Parcial

– Cirurgia Artroscopica de Joelho