Pubalgia é o nome dado a dor na região do púbis, ela pode ser chamada também deosteíte púbica, pubeíte, sindrome pubalgica ou também de hérnia do esporte. Ela é muito mais comum  de ocorrer em homens, principalmente os que praticam esportes, sendo bem comum entre praticamentes de futebol, e pode ser classificade em crônica (quando ocorre por mais de três meses) ou aguda.

Sintomas

O principal sintoma da Pubalgia é a dor na parte inferior do abdômem, e pode irradiar para toda a região a sua volta como coxas, genitais, virilha e na parte inferior da barriga.

A causa dessa dor é a tendinite (inflamação) que ocorre nos tendões do quadril, mais especificamente nos músculos adutores e reto abdominal. Isso ocorre devido a uma fraqueza ou desbalanço (desequilibrio) na musculatura abdominal.

Diagnóstico

Os exames utilizados para são o raio-x, a ressonância magnética e a ultrassonografia. Com eles pode ser confirmar a condição e se eliminar outras enfermidades que temsintomas parecido como a Hérnia Ingual ou o impacto femoroacetabular (IFA).

No caso da Pubalgia, o médico vai encontrar lesões nos tendões dos músculos adutores e reto abdominal, como falado anteriormente. Além disso, também poderá haver inflamação nos ossos do púbis.

Tratamento

O tratamento feto é o clínico conservador, com o uso de anti-inflamatório e analgésico, além do repouso. A indicação de fisioterapia também é recomendada, para que haja fortalecimento dos músculos abdominais.

Terapia de Ondas de Choque  é indicado no início do tratamento, para auxiliar com o controle da dor e uma diminuição mais rápida da inflamação.

Em casos mais raros, onde o tratamento conservador não foi bem sucedido, recomenda-se o tratamento cirúrgico, onde o ortopedista vai fazer a liberação dos músculos e tendões que causam a dor no pacciente.

Conclusão

Espero poder ter ajudado, se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários.

Agora, se gostaria de agendar uma consulta, ficarei feliz em poder ajudar, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIA:

O que é Pubalgia

-Pubalgia