Você quer saber mais sobre os cuidados e as condições ortopédicas mais comuns em pessoas da Terceira Idade?


Saiba mais um pouco sobre ao chegar a terceira idade, como o envelhecimento afeta os músculos e os ossos, e veja quais são os problemas mais comuns que afetam os idosos e quais os sintomas mais comuns, quais são as terapias e tratamentos mais comuns, cirúrgicos e não-cirúrgicos, para cada um dos casos. Baixe o livro com todas essa informações no  link do final da página!

Idosos Praia

Qual a importância do Ortopedista nos cuidados da Terceira Idade?

A ortopedia é uma especialidade médica que apresenta ligação direta com a traumatologia, onde as lesões corporais e traumas envolvendo os ossos, ligamentos, músculos e articulações são tratadas. O especialista, através do seu vasto campo de atuação dentro da especialidade, pode atuar, especificamente, no tratamento de fraturas ósseas, com ou sem intervenção cirúrgica, além dos diversos problemas relacionados às funções musculo-esqueléticas. As doenças ortopédicas podem ser encontradas em todas as idades, mas os idosos apresentam uma maior incidência, pois a idade é um fator agravante das diversas condições favoráveis ao seu aparecimento.

A crescente expectativa de vida associada a uma necessidade de manter uma rotina ativa, faz com que a busca por tratamentos ortopédicos seja ampliada. Com o passar dos anos, a capacidade física tende a ser afetada e é bastante comum o surgimento de algumas doenças, pois as interações necessárias entre as funções nervosas, musculares, cardiovasculares e neurológicas podem ser danificadas por diversos fatores, como a idade cronológica. As alterações dos tecidos moles e ósseos, comuns com o avanço do tempo, fazem com que aconteça a perda de massa óssea (osteoporose/ osteopenia), perda de massa muscular (sarcopenia), e alterações neurológicas que levam ao aumento ou diminuição da dor e sensibilidade, insuficiência vascular, desgaste da articulação (artrose), tendões (tendinopatias) e de outros tecidos. Quando o tratamento acontece de forma inadequada, é comum os pacientes apresentarem novas fraturas (comum nos casos de osteoporose), evolução do quadro artrose e dor crônica, ruptura de tendão, rigidez e até limitação articular.Envelhecimento Muscular Sarcopenia

Envelhecimento Muscular

Na tentativa de amenizar e sanar os problemas relacionados aos cenários apresentados, o presente livro tem o propósito de diminuir a lacuna existente nos tratamentos desses pacientes, pois os procedimentos cirúrgicos e afecções ortopédicas são amplamente conhecidos e tratados pelos ortopedistas em sua prática diária, porém o tratamento clínico é, muitas vezes, negligenciado. O envelhecimento tem suas particularidades que são muito relevantes e são, muitas vezes, deixadas de lado e é justamente isso o que esse livro irá abordar.

SAIBA MAIS SOBRE O CUIDADOS ORTOPÉDICOS NA 3ª IDADE! BAIXE O PDF -> Cuidados ortopedicos na terceira idade – Dr. Oliver Ulson