Ortopedia Geriátrica (Ortogeriatria)


A Geriatria é uma especialidade médica que se integra junto a gerontologia com a intenção de realizar o cuidado do paciente idoso no que diz respeito à saúde, tratamento e prevenção de doenças, reabilitação funcional e cuidados paliativos. Já a Gerontologia, por sua vez, é a área que estuda os diversos aspectos do envelhecimento, com profissionais de áreas de atuação diversas que trabalham em conjunto com o médico geriatra.A Ortopedia Geriátrica, junta os conhecimentos destas duas áreas, com a especialidade em ortopedia.


Desta forma, na Ortopedia Geriatrica o paciente apresenta um tratamento integrado desde o acompanhamento clínico da doença de base como a artrose e a osteoporose, até o tratamento cirúrgico de sua evolução como cirurgias de artroplastias para a artrose e o tratamento de fraturas, com o seguimento adequado para permitir a reabilitação precoce e retorno as suas atividades.

SAIBA MAIS SOBRE O CUIDADOS ORTOPÉDICOS NA 3ª IDADE!
BAIXE O PDFCuidados ortopedicos na terceira idade – Dr. Oliver Ulson

Artrose

O que é Artrose? Veja também: Osteoartrose, dor nas articulações, artrose no joelho, quadril, coluna, sintomas, tratamento, remédio e sobre…

Artrose no Joelho

Artrose na cartilagem do Joelho, se sua dor no joelho afeta o seu dia a dia está na hora de procurar ajuda. Saiba mais sobre essa condição.

Atividade física na 3a idade

Atividade física tem papel crucial para pacientes com artrose do joelho. Mas não se engane: o exercício físico pode ser tanto o vilão quanto o mocinho.

Sarcopenia

Você sabia que a sarcopenia afeta aproximadamente de 15% da população acima dos 60 anos e quase metade das pessoas acima dos 80?

Osteopenia Osteoporose

Quais as diferenças entre Osteopenia e Osteoporose? Saiba quais as causas, sintomas e tratamentos dessas duas condições.

Fraturas em idosos

Tire suas principais dúvidas sobre fraturas de ossos em idosos. Saiba quais são mais comuns, suas causas e tratamentos utilizados.