O que é a lesão no ligamento do joelho?


Cirurgias de Joelho

RECONSTRUÇÃO LIGAMENTAR


Índice

1. O que é a lesão no ligamento do joelho?
2. Como identificar lesão no ligamento do joelho?
3. É possível andar com o ligamento do joelho rompido?
4. O que fazer quando se tem lesão no joelho?

1. O que é a lesão no ligamento do joelho?

Ligamento é o nome dado ao tecido fibroso que une dois ossos e da estabilidade às articulações. Falaremos sobre quais são os principais problemas e lesões ligamentares que podem ocorrer na articulação do joelho.

Anatomia-do-joelho-meniscos-e-ligamentos-Imagem

Anatomia do Joelho

Os ligamentos cruzado e colateral são os principais, ligamentos do joelho e podem ocorrer mais de um tipo de lesão em cada um deles, sendo elas o estiramento (entorse), o rompimento parcial ou total.

Assim, podemos classificar as lesões ligamentares do joelho em três graus, seguindo a divisão acima ou o grau de abertura articular:

  • Grau I – abertura / deslocamento menor que 5mm
  • Grau II – abertura entre 5 e 10mm
  • Grau III – abertura / desvio maior que 10mm

Lesões mais graves e combinas do joelho podem a levar ao quadros de luxação da articulação, que é quando tem um deslocamento maior apresentando incongruência articular.

2. Como identificar lesão no ligamento do joelho?

Os pacientes que apresentam uma lesão ligamentar no joelho costumam apresentar dois principais sintomas: dor e falseio (sensação de instabilidade ou insegurança ao apoiar). No trauma agudo é comum de apresentar inchaço, limitação do movimento e derrame articular, além dos sintomas anteriores.

3. É possível andar com o ligamento do joelho rompido?

É possível que a pessoa consiga andar com algum ligamento do joelho rompido, principalmente nos casos crônicos, pois na fase aguda a pessoa pode apresentar limitação pela reação inflamatória intensa após o trauma.Na fase crônica da lesão, alguns ligamentos podem se cicatrizar, voltando a função normal do joelho, ou os estabilizadores dinâmicos (músculos) podem cumprir parte da função do ligamento rompido.

Os pacientes que não apresentaram cicatrização adequada dos ligamentos costumam referir ao menos alguns episódios de dor e falseio, principalmente ao retornar aos esportes.

Lesões como a do cruzado anterior, não costumam cicatrizar adequadamente e os pacientes podem desenvolver lesão de outras estruturas ao longo do tempo, divido a instabilidade articular, como uma engrenagem frouxa.

4. O que fazer quando se tem lesão no joelho?

A primeira coisa na suspeita de uma lesão ligamentar é o repouso, gelo (20min) e procurar um ortopedista para que possa avaliar a articulação e iniciar o tratamento o quanto antes possível. As radiografias podem ser úteis na urgência para descartar fraturas e lesões mais graves, como as luxações. Imobilizadores podem ser necessários e a necessidade da punção articular deve ser pesada (riscos X benefícios).

O diagnóstico costuma ser confirmado pelo exame de ressonância magnética, sendo considerado padrão-ouro. Infelizmente é uma exame de alto custo que é solicitado e realizado ambulatorialmente (agendado). Para cada lesão dos ligamentos existe uma protocolo de tratamento e particularidades, sendo necessário avaliar o grau de atividade e expectativas do doente ao se indicar o tratamento mais adequado, de forma individualizada.

A seguir aprenda um pouco mais sobre as principais lesões dos ligamentos do joelho:

DP-Oliver-Ulson-Logo

Lesão do cruzado anterior – LCA

Tudo sobre a cirurgia de ligamento cruzado anterior e reconstruções ligamentares. Saiba mais sobre o tratamento, cirurgia e recuperação.Saiba mais


DP-Oliver-Ulson-Logo

Lesão do cruzado posterior – LCP

Entenda quais são, como são diagnosticadas e os tipos de tratamentos recomendados para as lesões ocorridas no Ligamento Cruzado Posterior.Saiba mais


DP-Oliver-Ulson-Logo

Lesão do Colateral Medial – LCM

Entenda quais são, como são diagnosticadas e os tipos de tratamentos recomendados para as lesões ocorridas no Ligamento Colateral Medial.Saiba mais


DP-Oliver-Ulson-Logo

Lesão do Colateral Lateral

Entenda quais são, como são diagnosticadas e os tipos de tratamentos recomendados para as lesões ocorridas no Ligamento Colateral Lateral.Saiba mais