enxofre orgânico em pó

Saiba os benefícios do enxofre orgânico para o organismo

O Metil Sulfonil Metano (MSM), popularmente conhecido como Enxofre Orgânico, é um poderoso aliado para o combate de inflamações e outras funções relevantes ao nosso organismo.

Neste artigo, baseado no meu vídeo do YouTube, eu explico mais sobre esta substância bastante procurada e seus benefícios para a saúde.

O que é o Enxofre Orgânico? 

O metil sulfonil metano (MSM) é uma forma orgânica de enxofre. A substância é bastante conhecida por ter um cheiro forte e característico, como o ovo. 

O enxofre orgânico é um composto natural encontrado em alimentos como frutas, vegetais e grãos, mas também é produzido sinteticamente para ser usado como suplemento alimentar. 

Quais são os benefícios do MSM para a saúde? 

O MSM apresenta propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antioxidantes e desintoxicantes. Além disso, o enxofre é um componente essencial para a produção de colágeno, o que faz do MSM um aliado na saúde das articulações, pele, cabelos e unhas. 

Como o MSM age no organismo? 

O MSM fornece enxofre para o organismo, que é um elemento essencial para a produção de colágeno, a proteína que compõe nossos tecidos conjuntivos de todo o corpo. 

Além disso, o MSM ajuda a combater inflamações, melhorar o movimento das articulações e acelerar a recuperação muscular após exercícios físicos. 

Alguns estudos em laboratório em animais mostraram que o enxofre orgânico ajudou a diminuir o desgaste da cartilagem articular. Além disso, pesquisas em pacientes com artrose comprovaram seu benefício para o alívio da dor, movimento e função do joelho, mas não conseguiram evidenciar o efeito de diminuição no desgaste da cartilagem. 

O MSM apresenta possíveis efeitos colaterais e riscos?

Em alguns casos, sim.

Apesar do enxofre orgânico ser considerado seguro, alguns pacientes podem apresentar efeitos colaterais como náuseas, diarreia, inchaço e fadiga, principalmente se consumido em grandes quantidades. 

O MSM não engorda ou emagrece, mas é contraindicado para o uso nesse tipo de tratamento. 

Além disso, é importante salientar que mais pesquisas são necessárias para determinar a segurança no uso do MSM a longo prazo, já que não existem estudos com grande número de pacientes que usaram ele de forma contínua por períodos longos. 

No entanto, no geral, o MSM apresenta poucos efeitos colaterais, então indica-se o uso junto com outros remédios condroprotetores, como o UC2 e a Cúrcuma longa.

É possível utilizar o MSM como suplemento? 

Sim!

O MSM pode ser encontrado em diferentes formas, como cápsulas, pó, líquido e até mesmo em cremes e géis para uso tópico, na pele. 

enxofre orgânico em cápsulas

Segundo nutricionistas, o corpo humano precisa em média de 700mg de enxofre elementar por dia. Assim, como o composto de enxofre orgânico leva outros átomos, indica-se consumir em torno de 1 a 3 gramas de MSM por dia, estatística tida como resultado da maioria dos trabalhos científicos, mas que ainda não é exata.

É possível consumir enxofre orgânico em algum alimento? 

O enxofre na forma orgânica é mais encontrado no feijão, lentilha, ovo, nozes, brócolis, abacate, rúcula e alho.

A ciência entende a importância do enxofre em nosso corpo, principalmente para os órgãos que são ricos em colágeno e queratina, como a pele, os ossos, os tendões e as cartilagens.

Sendo assim, sim, é possível obter enxofre em alimentos comuns em nossa dieta, como ovo, feijão, brócolis e até mesmo na cerveja. O que é necessário para o tecido do corpo.

Como o MSM ajuda no desgaste da articulação? 

A artrose é uma doença onde ocorre desgaste da cartilagem e de outros tecidos, liberando micropartículas no líquido sinovial, o líquido da articulação. 

As partículas de cartilagem sensibilizam células de defesa do organismo de dentro da articulação, identificando estranhezas no corpo. A partir disso, essas células produzem substâncias inflamatórias e radicais livres, piorando ainda mais o desgaste e a dor. 

Assim, o MSM além de fornecer enxofre para a produção de colágeno no corpo, ele diminui a inflamação das articulações e os radicais livres, diminuindo a dor no paciente. 

Saiba mais sobre outros tratamentos para a artrose neste artigo


É importante lembrar que a alimentação equilibrada e o cuidado adequado com a saúde em geral são fatores fundamentais para manter a vitalidade desses tecidos. 

O uso do enxofre é indicado, mas é preciso fazer uma dieta equilibrada, atividade física e outros hábitos saudáveis. Além disso, ter um acompanhamento médico é importante mesmo com o uso destes suplementos.


Se você está interessado em entender melhor como o Metil Sulfonil Metano (MSM) ou outras substâncias podem beneficiar sua saúde e contribuir para um bem-estar geral, convido você a acessar o meu canal do YouTube. Lá, eu mergulho ainda mais fundo nos detalhes dessas substâncias, explorando seus diversos benefícios e como você pode incorporá-las de maneira segura e eficaz na sua rotina.

Sou o Dr. Oliver, médico ortopedista, e compartilho informações sobre suplementos e substâncias benéficas para a nossa saúde e estou disposto a te ajudar!