O que é Telemedicina, como funciona?

A Telemedicina, nada mais é do que o atendimento, troca de informações médicas, monitoramento de pacientes e análise de resultados de exames médicos feito remotamente.

Graças ao avanço da técnologia, principalmente a Técnologia da Informação e Telecomunicações, exste a possibilidade de se fazer a prática médica a distância.

Este é um tópico sempre esteve em pauta nas discussões sobre a área da saúde e se tornou mais evidente nos últimos anos com os avanços da tecnologia, a telemedicina no Brasil tende a crescer abruptamente dentro das suas áreas de atuação.

A radiologia já está bem familiarizada com a modalidade de atendimento, os exames são realizados nas clínicas e hospitais e depois encaminhados aos médicos radiologistas para laudar à distância de qualquer lugar do país.

Agora esse fluxo está facilitado para realização também da sua consulta com médico online nas mais diversas especialidades.

Diante da pandemia e o aumento exponencial do número de casos de coronavirus em São Paulo e outros estados brasileiros, foi autorizado em caráter extraordinário a realização de telemedicina CFM (Conselho Federal de Medicina).

As posições divergem quanto a melhor conduta a ser tomada, pois a doença é mas grave e com letalidade maior no público idoso e com doenças associadas e baixa em indivíduos jovens e saudáveis.

Medicos No Computador

Pandemia de Coronavírus em São Paulo

A grande dificuldade em controlar a pandemia está no argumento citado anteriormente e não fato da capacidade altíssima de transmissão entre os indivíduos infectados.

Isso gera uma mistura explosiva, pois as pessoas continuam circulando e transmitindo vírus, pois não apresentam sintomas os seus sintomas são pequenos. Elas entram em contato com indivíduos mais velhos, que podem apresentar a forma grave da doença.

Com objetivo de manter as pessoas em casa, minimizando ao máximo o contato entre elas e evitando fluxos a clínicas e hospitais, os pacientes agora podem realizar sua consulta médica online, sejam elas de ortopedia, clínica médica, ginecologia, pediatria, psiquiatria, entre outras.

Conselho Federal de Medicina

Indo de acordo com o que Ministério da Saúde e Conselho Federal de Medicina preconizam, o doutor Oliver Ulson, está prestando atendimentos por telemedicina na área de ortopedia.

Da mesma forma, entendendo a atual situação econômica do país, com muitos pacientes perdendo seus convênios e diminuindo o faturamento domiciliar, está reduzindo o valor das consultas via telemedicina por período indeterminado.

Acreditamos que toda e qualquer atitude que favoreça ao paciente permanecer em casa é válida, pois o isolamento é uma necessidade para o controle de qualquer doença de fácil transmissão.

Desta forma, para as pessoas que procuram um atendimento com médico online, o fluxo de atendimento segue da seguinte forma:

– paciente entra em contato e realiza o agendamento pela plataforma Doctoralia ou diretamente pelo whats app (11) 98741-9555

– paciente realiza transferência bancária e encaminha o comprovante no mesmo número acima.

– Paciente encaminha breve histórico do caso e exames prévios.

– desta forma, em seguida, para falar com médico online, a consulta é realizada por plataformas do Whats App, Skype ou Google Hangouts, conforme a necessidade do paciente (tendo preferência pelo Whats App, devido a sua popularidade, familiaridade e presença de chat).

– em seguida o Dr. Oliver encaminha por e-mail (preferencialmente), os receituários e pedidos de exame com assinatura digital, para que o paciente possa utilizá-los em laboratórios, clínicas e farmácias.

– o paciente tem direito a uma consulta de retorno de exames em um prazo de até 15 dias.

OBS 1: os pacientes que passaram por consulta presencial podem realizar o retorno por telemedicina sem custo adicional.

OBS 2: os pacientes podem também realizar a primeira consulta por telemedicina pelo valor reduzido, entretanto se houver retorno presencial, será cobrado apenas a diferença do valor (consulta presencial menos valor pago já de teleconsulta), totalizando o valor da consulta presencial.

Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema, escreva nos comentários abaixo, e se você teve algum tipo de fratura ou outra lesão traumática e gostaria de agendar uma consulta entre em contato com a clínica e agende uma consulta com Dr Oliver Ulson, ficarei feliz em poder ajudar.

Referências:

Telemedicina no Brasil

O que é Telemedicina (em inglês)

Benefícios da Telemedicina (em inglês)

Como funciona a Telemedicina (em inglês)