Você sabia que a tendinite é uma das doenças ocupacionais mais comuns? As doenças ocupacionais são doenças relacionadas ao trabalho, sendo as relacionados ao esforço repetitivo as mais comuns nos dias de hoje. Nos grande centros de serviço como São Paulo e região metropolitana como Osasco, Guarulhos, Barueri e Alphaville, a maioria das pessoa executa no dia-a-dia uma série de atividades repetitivas através do celular, computador e até em atividades físicas.
Neste artigo você vai aprender tudo sobres as tendinites, incluindo:
- O que é um tendão
- O que é uma tendinopatia
- Qual a diferença da tendinite para a tendinose
- O que causa a tendinite
- Quais os sintomas da tendinite e como é feito o diagnóstico
- Quais os tipos e locais da tendinite
- Quais os tratamentos para a tendinite e como evitá-la
- Infiltração X terapia de ondas de choque
- Cirurgia para as tendinopatias
Vamos lá?
O que é um tendão?
Os tendões são os tecidos conjuntivos que conectam os músculos aos ossos, transferindo de forma eficiente e controlada o movimento para as articulações. Em indivíduos sadios, os tendões apresentam resistência maior que os músculos conectados a eles, sendo rara a ocorrência de ruptura em condições normais.
O que é tendinopatia?
As lesões não traumáticas dos tendões recebem o termo genérico de tendinopatias, que significa “doença do tendão”. Elas são divididas em tendinites e tendinoses. Para o tratamento adequado da tendinite e da tendinose devemos diferenciar as causas e características das lesões.