A Terapia de Ondas de Choque (TOC) é um tratamento não invasivo voltado para o tratamento de dores musculoesqueléticas. Ele é realizado com um aparelho que emite ondas acústicas de alta intensidade.
Elas promovem a regeneração dos tecidos moles, absorção de calcificações, consolidação de fraturas e tratamento de dor crônica.
Essas ondas acústicas, por suas vezes, podem ser de baixa, média ou alta potência. Elas atuam somente no local onde a dor ocorre e têm um índice baixíssimo de efeitos colaterais, quando executada com equipamento adequado e médico qualificado.
Este método não invasivo pode evitar com que o paciente se submeta a eventuais cirurgias, tratando casos de tedinites crônicas, epicondilites, fascíte plantar, e outras enfermidades, como veremos adiante.
Além disso, os pacientes que já foram operados podem fazer uso desta terapia para se recuperarem mais rapidamente como nos casos de pseudoartrose ou eventualmente indicando as ondas de choque para tratar fraturas por estresse.
Muitas pessoas o confundem com o TENS (aquele “choquinho” na fisioterapia), mas são tratamentos completamente diferentes, o TENS trata-se de uma corrente elétrica, enquanto a TOC, uma onda acústica (sonora) de alta energia.
Os efeitos do TENS são utilizados com o propósito exclusivo de analgesia de curta duração, enquanto a TOC promove analgesia de longa duração, pela reparação do tecido lesado.
Como comentado anteriormente, a onda de choque é uma onda acústica (ou sonora) de alta intensidade e curta duração.
Ela promove a formação de cavitações semelhantes a bolhas nos tecidos que promovem microlesões que estimulam a nova cicatrização ou regeneração do tecido com lesão crônica com parada no processo de reparação tecidual.
Gosto de comparar ao efeito da musculação, onde ao exercitarmos os músculos contra resistência, promovemos microlesões nas fibras, que com o passar do tempo, ficar mais fortes através do processo de sobrecompensação.
Os equipamentos de ondas de choque podem ser focais (onde a onda é concentrada em único ponto, geralmente mais profundo) ou radiais (ondas pouca mais dispersas, são mais superficiais e abrangem uma área maior). O Dr. Oliver Ulson possui os dois equipamentos (importados da Europa) e eles são indicados para diferentes tipos de lesão.
Ele é utilizado para tratar patologias ósseas e profundas como: Tendinites Calcáreas, Osteonecrose, fratura por estresse e edêma ósseo, pseudoartrose e fraturas não-consolidadas. Além de Tendinopatias crônicas superficiais.
Esse equipamento costuma causar menos disconforto nos pacientes, e ele consegue fornecer resultados melhores. Porém, não pode ser utilizada em qualquer tipo de condição, pois possuem um risco maior de criarem outras lesões, quando não bem indicadas, em estruturas mais profundas como pulmão, cérebro e outras vísceras. E nesse caso se utiliza as ondas Radiais (abaixo).
Os equipamentos que produzem ondas radiais conseguem tratar a grande maioria das lesões ortopédicas, exceto em casos específicos como os citados acima.
Permitem tratar com eficiência tendinites, síndromes miofasciais (Dorsalgia e Lombalgia), pseudoartroses e fraturas mais superficiais, epicondilite medial e lateral, fascíte plantar, bursite e esporaõ do calcâneo. Também é utilizado para tratar tendinopatias crônicas superficials como: patelar, quadriceps, pata de ganso, Aquiles, de ombro, do quadril.
O Tratamento por Ondas de Choque têm a finalidade de:
-Estimular a reparação de determinados tecidos na região afetada permitindo a reorganização das fibras de colágeno do ligamento ou tendão e formação de novos vasos sanguíneos locais.
-Modular a liberação no tecido de substâncias analgésicas, aumentando sua produção, e diminuindo os neurotransmissores da dor.
-Reduzir ou eliminar a dor em pacientes com dores musculoesqueléticas, pelos fatores citados acima.
-Reduzir o tempo de recuperação de lesões musculoesqueléticas (pelos mecanismos acima).
Uma dúvida frequente entre pacientes e profissionais da saúde que não estão familiarizados com a técnica é comparação da infiltração com corticoide com a TOC.
No caso, hoje em dia sabe-se, através de muitos estudos e metanálises, que os efeitos locais dos corticóides é de promover a degeneração dos tecidos como cartilagem e tendões, podendo agravar a longo prazo a lesão.
De fato, os efeitos a curto prazo são mais evidentes quando é utilizado o corticoide, pois seu efeito antiinflamatório e analgésico é imediato, entretanto, em um prazo de poucos meses a piora da dor é maior nos pacientes infiltrados, quando comparados aos tratados com a terapia de ondas de choque.
Assim, muitos médicos contra-indicam a infiltração com o corticoide para tendinopatias, pois além da dor retornar, ela fica mais difícil de tratar com qualquer método, inclusive as ondas de choque.
Vemos na prática clínica que pacientes submetidos ao uso de corticoides necessitam de mais sessões para se recuperar.
A Terapia com Ondas de Choque é indicada para pacientes que já passaram por fisioterapia e realizaram tratamento medicamentoso e não obtiveram os resultados desejados.
Em geral, podemos indicar o tratamento por ondas de choque para atletas profissionais, esportistas amadores, pessoas com doenças ocupacionais, pessoas sedentárias, para acidentados com dores e problemas musculoesqueléticos.
Aqui vai uma lista de enfermidades que podem ser tratadas com a Terapia Ondas de Choque:
A Terapia Ondas de Choque pode aumentar a irrigação sanguínea na região da aplicação. Além do mais, ela também pode quebrar calcificações. Com isso, é possível reduzir ou até mesmo eliminar a dor no local.
Contudo, é preciso observar que esse tipo de terapia não deve ser aplicada em regiões do corpo humano como:
Além disso, outras contra-indicações a serem levadas em consideração:
Vale lembrar, por fim, que o Tratamento por Ondas de Choque tem sido considerado como uma das últimas esperanças para os pacientes com tendinites crônicas antes de uma cirurgia.
De fato, é uma dúvida frequente entre os pacientes, inclusive criei um post à parte só sobre isso, mas seguem alguns fatores fundamentais para se consiga o melhor resultado possível com o tratamento por ondas de choque:
Retardo de consolidação
A Terapia por Ondas de Choque realizada em nossas clínicas tem as seguintes características:
-As sessões são realizadas por mim (Dr. Oliver Ulson), membro da SMBTOC.
-Realizo o tratamento nos bairros de Alphaville, Higienópolis e Itaim Bibi / Jardins.
-Uso de aparelho de ondas de choque importado (BTL empresa européia) de ultima geração que emprega ondas de baixa, média ou alta potência. Aparelho aprovado pelas normas da Anvisa.
-Sessões que podem durar entre 10 e 30 minutos (dependendo do tipo da lesão) e são realizadas na média 3-6 sessões com intervalos de uma a duas semanas entre si.
Esse tratamento não requer uso de medicamentos (anti-inflamatórios e corticóides são contra-indicados durante o tratamento, por inibirem o estímulo do aparelho). Ademais, seu tempo de recuperação é diminuído. Tão logo a terapia termina, o(a) paciente já pode se movimentar da forma como vinha fazendo.
As sessões realizadas na clínica custam R$400,00, que podem ser pagas através de dinheiro ou cartão de crédito, com direito a recibos de reembolso para aqueles pacientes que possuem convênios médicos, recebendo ressarcimento parcial ou total do valor do tratamento.
Como vimos, os custos agregados ao procedimento requerem equipamentos importados e formação médica capacitada, assim, quando encontram valores abaixo do mercado, sempre alerto aos meus pacientes para que fiquem desconfiados.
Como vimos a terapia é eficaz no tratamento das lesões ortopédicas crônicas e atualmente vem crescendo em indicações para outras áreas, como a urologia e a dermatologia.
No que diz respeito à ortopedia é muito indicada para lesões de partes moles, como tendões e músculos, bem como lesões ósseas como atrasos de consolidação.
Existe uma série de variáveis que interferem no bom resultado do tratamento e o alinhamento com um médico capacitado é fundamental.
Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema, escreva nos comentários abaixo, e se você teve algum tipo de problema ortopédico e gostaria de agendar uma consulta entre em contato com a clínica e agende uma consulta com Dr Oliver Ulson, ficarei feliz em poder ajudar.
Na clínica Oliver Ulson é realizada a Terapia Ondas de Choque em Alphaville, em sua unidade localizada na Alameda Grajaú, 614, o mais famoso bairro da cidade de Barueri e Santana de Parnaíba. Da mesma forma, o Dr. Oliver realiza o tratamento de terapia de ondas de choque em São Paulo, nas unidades de Higienópolis e do Itaim Bibi.
Referência (em inglês):
Benefícios da terapia de ondas de choque na medicina esportiva