Description: C:\Users\Lourenço\Desktop\MKT Digital\Ortopedista em São Paulo\Imagens\Atleta lesionada.jpg

Qualquer pessoa que acompanhe algum esporte ou campeonato pela televisão, sabe que atletas profissionais, em competições de alto nível, estão sujeitos a sofrerem lesões decorrentes de sua profissão.

Porém, quem tem a vida ativa e pratica esportes com frequência, infelizmente  também está propenso a sofrer algum tipo de trauma resultante dessa atividade.

O tipo de atividade ou esporte praticado, assim como o nível de intensidade, está diretamente ligado ao tipo e gravidade da lesão. Cada esporte tem um tipo mais comum de lesão a se ocorrer.

Tipos de Trauma

Existem diferentes tipos de trauma que podem ocorrer, que podem ser  classificados conforme a gravidade e o tipo de lesão encontrados. Veremos abaixo uma lista com cada um dos tipos e uma pequena descrição:

-Contusão: uma lesão que costuma ser leve, decorrente de alguma pancada, em geral em músculos, que não gera grande sequela, pois não há disrupção de tecido.

-Entorse: ocorre quando uma articulação faz um movimento para o qual não é preparada para fazer, causando lesão no ligamento ou na cápsula articular. A gravidade da torção está ligada a ter ou não havido rompimento de ligamento, e se houveram ou não outras lesões associadas.

-Luxação: também conhecida como deslocamento, acontece quando a articulação perde a sua congruência, com um osso desviando em relação ao outro.

-Fratura: Uma fratura é uma perda de continuidade óssea, em geral decorrente de algum tipo de trauma.

Traumas mais comuns

Description: C:\Users\Lourenço\Desktop\MKT Digital\Ortopedista em São Paulo\Imagens\carrinho lesão.jpg

Como disse anteriormente, os traumas esportivos variam conforme o esporte ou atividade praticada. Porém existem certos tipos de trauma que são bastante comuns em diversas práticas esportivas. Entre eles estão:

Entorse no tornozelo: é uma lesão decorrente de trauma torcional, levando a uma lesão de partes moles que pode incluir cápsula articular, ligamentos, músculos e tendões.  É uma das mais comuns de se ocorrer.

Fratura e luxação no pé e tornozelo: Os pés são suscetíveis a traumas diretos com fraturas dos dedos, ou suscetíveis a traumas torcionais, levando a fraturas principalmente na região do tornozelo e dos metatarsos. Muito comum em quem pratica futebol.

Lesão nos ligamentos do joelho: comuns em praticantes de diversos esportes como futebol, basquete, vôlei, handebol e tênis. Podem ocorrer em qualquer um dos quatro ligamentos.

-Epicondilite: inflamação dos epicôndilos, saliências ósseas na extremidade de baixo do úmero. Existe a epicondilite lateral, conhecida como cotovelo de tenista e a Epicondilite medial, conhecida como cotovelo de golfista

-Lesão muscular: podem ocorrer em diversos músculos diferentes e em vários graus, a depender da atividade praticada e do nível de intensidade.

-Fratura por Estresse: ocorre como o resultado de um número repetitivo de movimentos em determinada região que leva a fadiga e desbalanço causando assim a ruptura óssea.

-Canelite: a síndrome de estresse medial da tíbia, é uma inflamação próxima aos tendões, músculos ou ossos da canela. É comum em pessoas que eram sedentárias e começar a praticar cooper ou corrida.

Tendinite Patelar: tendinite que ocorre no tendão patelar, localizado no joelho. É mais comum em indivíduos que praticam atividades físicas abaixo dos 40 anos de idade e está relacionada a atividades repetitivas e de sobrecarga na região.

Tendinite do Calcâneo: também conhecida como tendinite no tendão de Aquiles. Ela pode evoluir para uma tendinopatia crônica, conhecida como tendinose. Ocorre por diversos fatores como encurtamento do tendão, esforços repetitivos ou de sobrecarga de peso.

Conclusão

Caso você esteja sentindo alguma dor ou desconforto após praticar alguma atividade física,  entre em contato com um ortopedista pois você pode estar com um problema mais grave do que uma simples dor muscular.

Uma avaliação com exame físico complementado por imagens é fundamental para descobrir a causa do problema e poder tratá-lo corretamente .

Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários. Agora, se gostaria de agendar uma consulta, ficarei feliz em poder ajudar.

 Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIA:

-Lesões Esportivas

-Trauma e Medicina Esportiva