O que é a dorsalgia?
O termo dorsalgia significa dores nas costas. A dorsalgia assim como outras doenças que acometem a coluna, como cervicalgia e lombalgia, tem prevalência maior em pacientes sedentários ou que realizam atividades físicas de forma incorreta, podendo ser crônicas ou não. Ela está intimamente associada a doenças ocupacionais, principalmente em pacientes que permanecem longos períodos sentados utilizando o computador.
Neste artigo você vai aprender:
- O que é a dorsalgia
- Quais as principais causas e seus sintomas
- Quais exames realizar
- Quais os tratamentos e como preveni-la
Dor nas costas o que pode ser?
Geralmente ocorre por uma contratura da musculatura dorsal, os rombóides e a musculatura do trapézio são os mais acometidos. Essa contratura pode ocorrer por falta de fortalecimento desses músculos, postura inadequada, estresse, tensão muscular e exercícios repetitivos. Causas estas intimamente associadas com trabalhos sedentários em escritório.
Alguns pacientes ativos que praticam atividades físicas também podem desenvolver a dorsalgia, nestes casos a dor ocorre por um desequilíbrio muscular, tanto por excesso de fortalecimento quanto falta de alongamento dos músculos antagonistas e agonistas. Ou seja existe uma tendência nas pessoas que fazem exercícios como musculação, de fortalecer mais a musculatura anterior do tronco como peitorais e abdômen e menos para musculatura dorsal e lombar.
Algumas outras doenças que podem levar a dorsalgia e deformidade são as fraturas por fragilidade (por osteoporose – mais frequentes em idosos), deformidades de Sprengel (escapula alada), cifose de Scheuermman e escoliose idiopática (mais frequentes em jovens).