Tribulus Terrestris: TURBINE A LIBIDO com apenas uma PLANTA!

Olá, tudo bem com você?

Seja bem-vindo ao meu blog. Eu sou o doutor Oliver e estou de volta para compartilhar mais informações sobre remédios naturais e fitoterápicos.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o Tribulus terrestris, uma planta bastante procurada por suas propriedades medicinais e seus benefícios à saúde.

Antes que vocês questionem, nossa, mas o que esse ortopedista está falando de libido?

Então gente, na verdade eu não venho aqui para falar de saúde sexual, mas como eu já treino há muito tempo e já fui atleta federado, eu já usava o Tribulus há 15 anos atrás.

Então eu resolvi fazer esse artigo colocando a minha própria experiência em todos esses anos e fiz um levantamento de artigos científicos no assunto, para acabar com alguns mitos sobre essa planta!

Inclusive, eu sei que muito homem pesquisa sobre o tema, mas achei coisas muito interessantes para mulheres também! Eu vou falar também aqui nesse artigo.

Então, fica comigo que está bem interessante esse texto e pode te ajudar bastante.

Aliás, se você prefere na forma de vídeo, esse texto é adaptado de um vídeo que publiquei no meu canal do YouTube.

Então vamos lá?

O que é o Tribulus terrestris

O Tribulus terrestris é uma planta medicinal nativa de regiões quentes, como o Mediterrâneo, Ásia e África. Ela é uma planta rasteira e espinhosa, com flores amarelas e frutos cobertos por espinhos afiados.

Quais são as propriedades medicinais do Tribulus terrestris?

O Tribulus terrestris possui propriedades adaptogênicas, afrodisíacas e estimulantes. Tradicionalmente, tem sido utilizado para aumentar a libido, melhorar a função sexual, aumentar a força e a resistência física e ajudar na recuperação após o exercício físico.

Como o Tribulus terrestris age no organismo?

A planta contém saponinas esteroidais, que se acredita que agem no organismo aumentando a produção de hormônios, como a testosterona, e melhorando a circulação sanguínea.

Quando eu tomei a primeira vez, todo mundo falava sobre o efeito de estimular a testosterona e que poderia aumentar a massa muscular, porém, nos artigos que levantei, esses efeitos não foram conclusivos em humanos.

A princípio ele não aumenta a produção de testosterona no corpo.

Já ouvi falar que ele ajuda nas pessoas com a testosterona baixa, mas confesso que não achei esse trabalho. Inclusive se você tiver, peço que compartilhe comigo lá nos comentários do vídeo!

Por outro lado, achei trabalhos mostrando que não aumenta a testosterona em humanos, e coloquei aqui nas referências.

Quando eu tomei, confesso que não vi muita diferença em relação ao ganho de músculo, mas senti mais disposto e com mais libido sim!

E esse tipo de efeito, “afrodisíaco” realmente é encontrado em vários trabalhos científicos.

E o que achei mais interessante, é que ele não é só indicado para homens, na verdade, tem alguns trabalhos que mostraram um efeito muito bom para mulheres, principalmente aquelas entrando na menopausa!

O Tribulus terrestres, ajuda na libido, melhora a lubrificação e dores na região genital em mulheres.

Nos homens, além de melhorar a libido pelo seu efeito estimulante, acredita-se que melhore a ereção pela melhora do fluxo sanguíneo, assim como ocorre com o Viagra, e não porque aumente a testosterona. Mas nesse sentido ainda faltam mais estudos.

Uma coisa que realmente varia muito quando pesquisam algum produto natural é entender qual substância que faz efeito e qual a concentração ideal dela.

Vocês sabiam desses efeitos do Tribulus? Eu por exemplo, não sabia dos benefícios para as mulheres, antes dessa pesquisa que fiz.

Agora, vamos falar um pouco sobre os possíveis efeitos colaterais e riscos

E depois explico melhor qual a melhor forma de usar.

Riscos e efeitos colaterais do Tribulus terrestris

Apesar do Tribulus terrestris geralmente ser considerado seguro, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais como aumento da frequência cardíaca, insônia, náuseas e cólicas abdominais.

Além disso, não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação e crianças pequenas, isso porque faltam estudos a respeito da segurança nessas pessoas.

Como utilizar o Tribulus terrestris como remédio fitoterápico?

O Tribulus terrestris pode ser consumido em forma de cápsulas, comprimidos ou extrato em pó.

Como eu falei no começo do artigo, o que tem efeito na planta são essas saponinas, então quanto mais concentrada no extrato, melhor. Quanto menos concentrada, mais Tribulus você precisa consumir para ter os mesmos efeitos.

Geralmente, a dosagem de Tribulus com uns 40-50% de saponinas é de 1 a 3 gramas por dia. Que pode ser dividida em 1 a 3 doses.

É importante falar, que esse fitoterápico não tem efeito tão imediato, geralmente as pessoas percebem após algumas semanas, assim como a maca peruana, que tem a mesma indicação, aliás, tenho um artigo sobre ela aqui no meu blog!

Outra coisa importante, geralmente as pessoas tomam o Tribulus por alguns meses e depois costumam parar, isso porque não se sabe direito os efeitos de longo prazo, tanto para o bem quanto para o mal.

Eu gosto sempre de lembrar que é fundamental adquirir o Tribulus terrestris de fornecedores confiáveis e consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento com plantas medicinais, principalmente se você tiver algum problema de saúde ou estiver tomando outros remédios.

Antes de concluir esse artigo com um resumo de tudo o que falei e qual a minha opinião pessoal, de quem estudou o tema e já tomou algumas vezes o Tribulus.

Eu gostaria de convidar para se inscrever no canal  do YouTube e compartilhar com outras pessoas que possam se interessar por este tipo de conteúdo.

Então continuando,

Como vocês viram, o Tribulus ajuda principalmente para melhora da libido, disposição e função sexual, podendo considerar como um fitoterápico afrodisíaco.

Mas o Tribulus não tem efeito significativo na parte hormonal, ou seja, se você pensa em usar ele para fins estéticos ou esportivos eu acho que você pode estar jogando seu dinheiro no lixo, agora para o que eu falei antes, eu acho que vale a pena o uso.

Uma coisa importante para reforçar é que os estudos são promissores e é uma planta que ainda não foram encontrados efeitos colaterais importantes, então eu acho que é uma boa opção para tratar esses sintomas se não forem graves.

Agora, se você tem uma disfunção sexual mais grave, infelizmente eu acho que esse remédio fitoterápico não vai ser suficiente e a melhor opção é procurar um médico especialista no assunto.

Um outro fitoterápico que tem uma função parecida que eu acho bem interessante de associar com o Tribulus é a Maca Peruana eu vou deixar o link para esse artigo para ler na sequência, ou pode ver ele na forma de vídeo no meu canal.

Bom, pessoal, espero que tenham gostado deste vídeo sobre o Tribulus terrestris e que ele tenha sido útil para vocês.

Um grande abraço e até o próximo!

Artigos:

https://www.scielo.br/j/rbgo/a/8xNSMzcV9kkVLhXr3CMJ9SJ/?format=html

https://link.springer.com/article/10.1186/2008-2231-22-40?crsi=6624972190&cicada_org_src=healthwebmagazine.com&cicada_org_mdm=direct

https://www.scielo.br/j/rbgo/a/j9q637hwJbhZDWPb8syg83w/abstract/?lang=en

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/19390211.2016.1188193

https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3109/19390211.2014.887602

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378874105003314