Unha de Gato: para que serve e como usar com segurança!

Olá, tudo bem com você?

Eu sou o doutor Oliver, médico ortopedista, e estou de volta para compartilhar mais informações sobre remédios naturais e fitoterápicos.

No artigo de hoje, vou falar sobre a unha de gato, uma planta bastante procurada pelas suas propriedades medicinais.

Hoje, vou explicar tudo sobre a unha de gato: o que é, para que serve, como age no organismo, possíveis efeitos colaterais, como diferenciar a planta de outras semelhantes e as diferentes formas de utilizá-la como remédio fitoterápico.

Levantei informações importantes sobre o uso da unha de gato que quase ninguém fala por aí. Inclusive, estou colocando a referência dos links dos artigos ao final deste texto.

Se preferir ver na forma de vídeo, este é um texto adaptado de um vídeo publicado no meu canal do YouTube:

Então vamos lá?

O que é a unha de gato

A unha de gato é uma planta medicinal nativa da Amazônia, conhecida cientificamente como Uncaria tomentosa. Ela é uma planta trepadeira que pode atingir até 30 metros de altura, que recebe esse nome devido aos espinhos curvos que se assemelham às unhas de um gato.

Na verdade, existem várias espécies de unha de gato, as duas mais conhecidas são a Uncaria tomentosa e a Uncaria guianense. Nesse vídeo vou focar mais na tomentosa, que é a que tem mais estudos medicinais.

Vamos aprender agora como diferenciar a unha de gato de outras plantas semelhantes.

Aqui estou colocando umas imagens para você não fica com dúvida.

Como disse antes é uma trepadeira com espinhos cursos que se assemelham unhas de gato. Além disso, suas folhas são elípticas e têm uma cor verde brilhante. As flores são amarelo-esverdeadas, e os frutos são cápsulas longas e achatadas.

Propriedades medicinais da unha de gato

A unha de gato possui propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras, antioxidantes e antivirais. Ela tem sido utilizada tradicionalmente para tratar artrite, inflamações, infecções virais e problemas gastrointestinais, além de ajudar na recuperação do sistema imunológico.

Como a unha de gato age no organismo?

A unha de gato contém alcaloides, glicosídeos, flavonoides e triterpenos, que atuam no organismo reduzindo a inflamação, estimulando a resposta imunológica e combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Olha, eu quero pedir para você acompanhar esse artigo até o final, que geralmente eu concluo com uma reflexão minha sobre esses efeitos e o que tem de evidência científica atual. Mas fica tranquilo que eu sempre tento explicar de forma simples, para todo mundo entender.

Agora, vamos falar um pouco sobre os possíveis efeitos colaterais e riscos.

Riscos e efeitos colaterais da unha de gato

Embora a unha de gato seja geralmente considerada segura, algumas pessoas podem ter efeitos colaterais como diarreia, náuseas e dores de cabeça. Além disso, não é recomendado para mulheres grávidas ou em período de amamentação e crianças pequenas.

Como utilizar a unha de gato como remédio fitoterápico

A unha de gato pode ser consumida em forma de chá, cápsulas ou tinturas.

Para preparar o chá, use 2 colheres de chá de casca seca em 1 litro de água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos.

Você pode tomar 2 a 3 xícaras por dia para obter os benefícios terapêuticos da planta.

No caso das cápsulas, siga as instruções do fabricante em relação à dosagem e frequência. Geralmente, é recomendado tomar 1 a 2 cápsulas, de 2 a 3 vezes ao dia.

Para a tintura, dilua algumas gotas em um copo de água e beba conforme as orientações do fabricante, normalmente também, de 2 a 3 vezes ao dia.

Eu gostaria de lembrar que é fundamental adquirir a unha de gato de fornecedores confiáveis e sempre consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento com plantas medicinais, especialmente se você tiver algum problema de saúde ou estiver tomando medicamentos.

Agora, vem a parte que eu acho mais interessante do artigo, discutir um pouco se vale à pena mesmo ou não usar ela para dor, inflamação, reumatismo, alergia e até câncer.

Para discutir isso, vou explicar um pouco como eu raciocino em relação aos fitoterápicos.

Mas antes, se você se interessa por conteúdos de saúde, gostaria de convidar para se inscreve no meu canal do YouTube e compartilhar com outras pessoas que possam se interessar por esse artigo ou vídeo.

Então continuando, a unha de gato, ou Uncaria tomentosa, já é reconhecia internacionalmente como planta medicinal há uns 30 anos.

Se vocês já viram meus outros vídeos, sabem que eu não gosto muito como algumas pessoas generalizam sobre fitoterápicos, tanto quem fala que não funciona quanto quem fala que não faz mal só porque é natural.

Falando sobre a unha de gato, especificamente, já foram identificados alcaloides, glicosídeos, flavonoides e triterpenos, e a ciência já sabe como eles agem no corpo, através de estudos com essas substâncias, então a gente consegue imaginar mais ou menos como a planta vai funcionar no organismo.

Além disso, as pessoas tomam e sentem esses efeitos, principalmente os mais óbvios, como alívio da dor ou intestino solto. Alguns outros sintomas são mais subjetivos e podem ser efeito placebo, ou seja, psicológico.

Os estudos com a unha de gato, são laboratoriais em culturas de células, animais ou pequena amostras em humanos, então o nível de evidência realmente não é dois mais altos ainda.

Mas sendo uma planta com baixo risco para a saúde, eu não vejo por que a pessoa não testar e ver se para ela ajuda ou não.

Por outro lado, eu acho uma grande imprudência algumas pessoas ficarem indicando para usar para tratar câncer e outras doenças graves por exemplo.

Ela pode até ajudar a prevenir em parte o câncer e doenças reumáticas e imunológicas. Mas não pode ser usada para tratamento único, não têm estudo suficiente que comprove isso.

Então para resumir, eu acho válido usar para dor e inflamação crônica e se quiser usar como complemento para outras finalidades, ok. Mas sabendo que não deve ser usado isoladamente, principalmente em doença mais séria.

Bom, pessoal, espero que tenham gostado deste artigo sobre a unha de gato e que as informações tenham sido úteis para vocês.

Se gostaram, não se esqueçam de deixar compartilhar com seus amigos e familiares.

E se você ainda não é inscrito no canal, aproveite para se inscrever e ficar por dentro de novos vídeos sobre remédios naturais, fitoterápicos e temas relacionados à saúde.

Agora, eu deixo a seguir os links que falei sobre o assunto e outros artigos relevantes para você. Grande abraço e até a próxima!

Referências:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/178655/1/Dc-105.pdf

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/18387/4.pdf?sequence=2&isAllowed=y

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S094471130470121X