Description: C:\Users\Lourenço\Desktop\MKT Digital\Ortopedista em São Paulo\Imagens\Ondansetrona.jpeg

            A ondansetrona é um remédio antiemético, ou seja, serve para náuseas e vômitos. Ela foi desenvolvida inicialmente para enjôos pós-quimioterapias, em pacientes com câncer. É um dos remédios mais fortes para esse fim.

            Mas esse remédio também pode ser usado para náuseas, vômitos e tontura incluindo, perto de cirurgias e anestesias, ou por efeitos colaterais de outros remédios. Mas ele pode cortar o efeito alguns remédios.

            Esse remédio é contra indicado para pacientes com alergia, gestantes, e deve ser evitado em mulheres amamentando e crianças menores de 2 anos. Não é um remédio contraindicado para pessoas com problemas nos rins e fígados, mas a dose tem que ser ajustada, geralmente diminuída.

            Esse remédio, tem como principais riscos e efeitos colaterais a diarréia, a dor de cabeça, prisão de ventre, cansaço e alergia ao medicamento. Diferentemente dos outros remédios pra náuseas e vômitos, ele não costuma dar sono, e é essa a grande vantagem em relação aos outros, mas infelizmente é um pouco mais caro.

            A Ondansetrona é um remédio que é de receita médica comum e não fica retida na farmácia na hora da compra, como alguns analgésicos como o Tramadol e a Codeína.

            Esse remédio age diretamente no centro do vômito no cérebro. Ele funciona como um remédio anti-serotoninérgico e por isso, tem interação medicamentosa com remédios que aumentam os níveis de serotonina ou atuam nos seus receptores nos neurônios.

            Ou seja, eles diminuem ação de remédios como o Tramal e a fluoxetina, por exemplo. Por isso, às vezes é indicado o Dramin no lugar.

            A ondansetrona existe na apresentação via oral em comprimidos de absorção intestinal e sublingual, como o Vonau Flash, e também na apresentação injetável, para aplicação na veia ou intramuscular.

            A vantagem do comprimido sublingual é que a pessoa com náuseas não precisa engoliar o remédio e como vai ser absorvido logo na boca, não tem problema dela vomitar o remédio se estiver passando muito mal. Além disso o efeito é muito rápido, começando em poucos minutos.

            A desvantagem é que algumas pessoas não gostam muito do gosto e isso às vezes pode induzir o vômito em pessoas que já estão nauseadas.

            Os comprimidos são geralmente é de 4 ou 8mg e a ampola injetável tem 8mg também. Assim, em adultos a dose recomendada é de 01 a 2 comprimidos de 8mg, de 8 em 8 horas. Para crianças maiores de 11 anos é indicado um a 2 comprimidos de 4 miligramas, de 8 em 8 horas. E para crianças entre 2 e 11 anos, um comprimido de 4mg de 8 em 8 horas.

            Já na forma injetável, que pode ser intramuscular ou na veia, é feita uma ampola de 8 em 8 horas.É necessário ajustar a dose se o paciente tiver insuficiência renal ou hepática.  Além disso, um paciente fazendo quimioterapia pode precisar de doses maiores, mas nessas circunstâncias é fundamental um acompanhamento médico.

            Na grande maioria das vezes o Vonau, Zofran, Nausedron servem como um medicamento sintomático, assim, se você esta com náuseas e vômitos e não tem certeza do diagnóstico, é fundamental que procure um médico para tratar a causa do problema e não apenas seus sintomas.

            Outro alerta importante é que quadros de vômitos não tratados da forma correta podem levar à desidratação e desnutrição grave, podendo levar até à morte. Então na dúvida, procure um médico o quanto antes.

            Se ficou com alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão, ou alguma colocação, escreva abaixo nos comentários. Agora se necessita agendar uma consulta, atendo como ortopedista em São Paulo (Itaim Bibi e Higienópolis) e Alphaville (Barueri / Santana de Parnaíba) e por telemedicina.

REFERÊNCIA:

BULA