Neste texto, vamos falar um pouco sobre dois problemas de saúde, a Osteoporose e a Osteoartrose, que possúem algumas características semelhantes, e por isso podem confundir umpouco os pacientes.
A seguir, você poderá aprender mais sobre esse tema. Vamos falar sobre quais são as causas, os sintomas, e também os possíveis tratamentos tanto para Osteoporose quanto para Osteoartrose.
Reserve apenas 5 minutinhos para ler este artigo e fique sabendo de tudo agora mesmo! Ou assista o video abaixo:
SAIBA MAIS SOBRE O CUIDADOS ORTOPÉDICOS NA 3ª IDADE! BAIXE O PDF -> Cuidados ortopedicos na terceira idade – Dr. Oliver Ulson
Osteoporose é a diminuição da densidade óssea. Trata-se de um problema de Saúde que atinge principalmente as pessoas mais idosas do sexo feminino. Estima-se que 40% das mulheres e 14% dos homens acima dos 50 anos já sofreram fraturas relacionadas.
É importante mencionar que, nos casos de osteoporose, os ossos ficam mais suscetíveis a novas fraturas. Além disso, a consolidação das fraturas leva mais tempo do que em pessoas que não possuem este problema.
Fratura por osteoporose
Os principais sinais e sintomas da osteoporose são:
Portanto, se você, algum amigo ou parente tem sintomas parecidos, então é hora de passar por um diagnóstico.
O diagnóstico da osteoporose é feito por meio da densitometria óssea. O exame de densitometria óssea é realizado em um aparelho chamado Dual-Energy X-ray Absorptiometry (DXA), que detecta a densidade mineral dos ossos. O DXA emite raios-X que atravessam o paciente.
Dessa maneira, quanto mais radiação chegar ao outro lado do paciente, menor a densidade de seus ossos. Consequentemente, com este procedimento, a osteoporose fica evidente.
Em média, em pacientes brasileiros, os locais do corpo mais afetados têm sido a coluna, ombro, punho e quadril, pois são os locais mais comuns de se encontrar fraturas relacionadas à osteoporose.
O tratamento cirúrgico das fraturas em indivíduos com osteoporose é bem peculiar. Alguns fatores são cruciais nesse tipo de intervenção médica.
Primeiramente, pacientes com traumas mínimos podem apresentar fraturas; desse modo, traumas com energia maior levam a fraturas mais complexas; como o osso é poroso e frágil, a fixação cirúrgica é um desafio.
Sendo assim, é importante que o cirurgião seja experiente e hábil o suficiente para superar tais percalços e devolver a qualidade de vida ao paciente. Enfim, quando o assunto é o tratamento da osteoporose, o preventivo é a melhor opção.
Osteoporose não tem cura definitiva, mas pode ser prevenida e tratada por meio de ações como:
-Atividade física regular com acompanhamento de profissional de Saúde
-Consumo regular de alimentos com cálcio e vitamina D
-Consumo de suplementação de cálcio e vitamina D
-Terapias de reposição hormonal
-Uso de medicamentos que “fortalecem” os ossos
Ou seja, mesmo que em algum momento da vida você venha a ter osteoporose, ainda assim é possível amenizá-la fazendo-se uso dos tratamentos mais adequados para cada ocasião.
O que é osteoartrose? A osteoartrose ou simplesmente artrose é uma doença degenerativa da articulação.
Em outras palavras, a osteoartrose é o desgaste lento, progressivo e irreversível dos tecidos articulares, o que inclui:
Tal desgaste pode afetar praticamente todas as articulações do corpo e, sendo assim, para cada situação a Medicina lhes confere nomes apropriados como:
– (Gonartrose) Osteoartrose de joelho
– Coxartrose (Osteoartrose de quadril)
– Espondiloatrose (Osteoartrose de coluna)
– Artrose Glenoumeral (Osteoartrose de ombro)
– Osteoartrose de tornozelo
Por fim, a artrose pode ter origem traumática (pós fraturas) ou decorrer de doenças reumáticas, matabólicas, idiopáticas (sem causa definida), entre outras. Sendo crônica, progressiva e irreversível, a osteoartrose requer que o paciente tenha o acompanhamento de um ortopedista.
Os principais sintomas da osteoartrose são:
Caso você ou alguém conhecido possua alguns desses sintomas, então é recomendável procurar um ortopedista para a realização de um diagnóstico.
O diagnóstico da osteoartrose pode ser realizado a partir de:
Diferentes níveis de Artrose Patelar
O tratamento de osteoartrose depende da articulação afetada e do grau de comprometimento. Porém, em geral, o ortopedista pode receitar três tipos de tratamentos:
Infiltração do joelho com ácido hialurônico
Assim como nos casos de osteoporose, a experiência e capacitação do ortopedista é de extrema importância para detectar e tratar de forma adequada os pacientes com osteoartrose.
Correção de artrose com artroplastia total do joelho
Artrose não tem de fato uma cura plena. Isto é, uma vez que ela acometa uma articulação, seus efeitos são progressivos e irreversíveis. Contudo, os tratamentos já mencionados podem ajudar o paciente a:
-Diminuir a velocidade da progressão da doença
-Eliminar ou atenuar a dor (quando houver)
-Devolver às articulações determinados movimentos que estavam restringidos
De certo, com o tratamento adequado o paciente pode manter uma excelente qualidade de vida, mesmo convivendo com a artrose durante anos a fio.
Agora que você já prendeu sobre o que é osteoporose e osteoartrose e suas diferenças, jamais irá confundi-las novamente.
Mas só para recapitular, a osteoporose é a diminuição da densidade óssea, que deixa o osso poroso, fraco e suscetível a fraturas. Já a osteoartrose é o desgaste progressivo e irreversível de qualquer uma das articulações do corpo.
Apesar de serem diferentes, têm muita relação entre si e ambas têm uma semelhança. Nenhuma delas têm cura definitiva, mas ambas tem tratamento e boa resposta ao mesmo.
Se você gostou do artigo, ficou com alguma dúvida ou gostaria de sugerir algum tema, escreva nos comentários abaixo, e se você teve algum tipo de fratura ou outra lesão traumática e gostaria de agendar uma consulta entre em contato com a clínica e agende uma consulta com Dr Oliver Ulson, ficarei feliz em poder ajudar. Realizo atendimentos em São Paulo (Higienópolis e Itaim Bibi) e Alphaville (Barueri).
–Básico da Osteoartrose (em inglês)